17.3 C
São Paulo
domingo, 24 de março de 2024

Desafios para o mercado de gás

Com um mercado cada vez mais globalizado, eventos recentes desestabilizaram as leis de oferta e demanda e acabaram por afetar a indústria nacional, principalmente quanto à formação de preços. Num primeiro momento, a pandemia decorrente da Covid-19 ocasionou preços negativos no mercado norte americano em 2020 [1], ao passo que a Guerra da Ucrânia trouxe problemas para o abastecimento e geração de energia na Europa, elevando os preços dos combustíveis fósseis [2].

A despeito desses desafios de saúde pública e geopolítica internacional, urge ao País desenvolver políticas públicas de incentivo ao aproveitamento comercial do gás natural do Pré-Sal que concorre, em parte, com a prática de reinjeção no próprio reservatório (reinjeção técnica), cujos níveis vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos.

A opção dos operadores pela reinjeção se dá, sobretudo, em razão dos teores de CO² encontrados em alguns reservatórios do Pré-Sal e como mecanismo para manutenção de pressão nas formações. Assim, esse processo tem como finalidades evitar a emissão de gases do efeito estufa e aumentar a recuperação final de petróleo.

Estudos da ANP apontam que para a definição do melhor método de recuperação, em termos econômicos, deve ser feita caso a caso, a partir da modelagem numérica de reservatórios, incorporando dados de ensaios laboratoriais e os modelos físico-matemáticos, conforme as particularidades de cada reservatório. O desempenho de cada método de recuperação depende de fatores diversos, como as características do reservatório, heterogeneidades, tipo de óleo, composição dos fluidos, vazões de produção e injeção, pressão, temperatura etc.

De acordo com a mesma instituição, essa prática alcançou patamares recordes no início do ano de 2022, atingindo 68.472,65 de m³ em janeiro, e 65.949,08 m³ em fevereiro. Nesse cenário, é necessário compreender a importância de traçar estratégias para monetização do gás do Pré-Sal, de modo a fortalecer o desenvolvimento industrial nacional.

Os elevados custos de investimentos no sistema de escoamento e processamento de gás, recomendam, para o ambiente do Pré-Sal, trabalhar com a visão de plano diretor, de modo a favorecer o agrupamento dos projetos de desenvolvimento em áreas próximas (mesmo sendo consórcios distintos) para uso da mesma infraestrutura [3].

Entende-se que a escala da produção é indispensável para reverter essa situação e estabelecer melhores perspectivas para o escoamento de gás. Desse modo, estudar se um ou mais campos âncoras garantirão volume mínimo de gás comercializável afetará a implantação de infraestrutura para monetização do gás [4].

Mesmo diante de um campo com grande potencial e boa relação óleo-gás, o formato da curva de produção líquida pode não viabilizar um gasoduto de escoamento exclusivo em escala competitiva [2]. Nesses casos, o agrupamento de projetos de desenvolvimento em áreas próximas – mesmo que sejam consórcios diferentes – é uma alternativa, conforme já dito.

studos de diferentes instituições, como EPE e ANP entre outros indicam que o compartilhamento de infraestrutura é uma estratégia viável, ainda que demande uma evolução coordenada dos agentes e compromissos firmes com o investimento, o que, de fato, implica maior complexidade ao processo [3].
Na prática, a adoção de um mecanismo de Hub, de modo a formar um sistema integrado de escoamento, com a conexão de diversos campos produtores, pode contribuir para a viabilidade de projetos de monetização de gás por meio de infraestrutura compartilhada de larga escala [4].

Ciente da necessidade de investimentos em infraestrutura, entendemos que a redução das alíquotas de participações governamentais é um incentivo necessário para viabilizar o melhor escoamento do gás do pré-sal e sua maior oferta para o mercado interno, sobretudo considerando as perdas econômicas pela reinjeção do gás. Tais investimentos, por vezes, se deparam com custos afundados e elevados prazos de maturação.

Do lado da demanda, a criação de um flow assurance é essencial para mitigar o risco relacionado aos projetos de escoamento e monetização do gás do pré-sal, na medida em que se estabelecem contratos de longo prazo [4]. Para tanto, a implementação de tarifas de curta distância pode ser uma sinergia interessante para o desenvolvimento industrial próximo a costa.

Nesse sentido, a região fluminense é posta em evidência, visto que os municípios já se organizam para a criação de um Hub de gás e se espera a finalização da Rota 3 conectada ao Polo GasLub. Em termos de geração de emprego e renda, o gás do Pré-Sal oferece interessantes sinergias com o setor industrial, seja na produção de energia termoelétrica, siderúrgica, química, como de fertilizantes nitrogenados.

Diante desse cenário, há de se apontar o papel estratégico da monetização do gás do pré-sal para fins de desenvolvimento do mercado industrial nacional, em especial para a região fluminense. Para tanto, a redução da alíquota de royalties e a implementação de tarifas de curta distância aparecem como medidas indutoras tanto para garantir melhor escoamento de gás do pré-sal em detrimento de sua reinjeção, como para fomentar o consumo desse ativo energético, favorecendo a industrialização.

REFERÊNCIAS

[1] Disponível em: Preço do petróleo fica negativo e produtores não sabem o que fazer com barris | Internacional e Commodities | Valor Investe (globo.com). Acesso 10 de Julho de 2022.
[2] Disponível em: Entenda por que o preço do petróleo disparou com a guerra entre Ucrânia e Rússia | CNN Brasil. Acesso 10 de Julho de 2022.
[3] ANP. EPE. BNDES. PPSA. MME. Estudo sobre o aproveitamento do gás do pré-sal. 20 de março de 2020
[4] BNDES. Gás para o desenvolvimento: perspectivas da oferta e da demanda no mercado de gás natural do Brasil. Fevereiro de 2021. Relatório.

Autores:

Aurélio Amaral, Sócio no Schmidt e Valois Advogados e ex-diretor da ANP.
Erick Diniz, Doutorando em direito da regulação pela FGV Direito Rio. Advogado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio