18.6 C
São Paulo
terça-feira, 9 de agosto de 2022

Aparadores: Sier explica como usar o móvel na decoração e maximizar a sua funcionalidade

Peças-chave em halls de entrada, salas de estar, salas de jantar e até mesmo em dormitórios, os aparadores assumem função decorativa super charmosa no décor
Aliando a precisão da alta tecnologia ao cuidado minucioso dos acabamentos artesanais dos móveis produzidos pela Sier, o aparador Outono New evoca sofisticação e alta funcionalidade para a sala de estar | Foto: Divulgação Sier 
Considerado um móvel funcional, o aparador se destaca nos mais diferentes estilos decorativos em função de sua versatilidade, elegância e capacidade de potencializar o estilo dos ambientes de maneira simples. Apesar de ter surgido nas casas como um móvel que servia apenas de apoio durante as refeições em salas de jantar, a peça vem conquistando novas funcionalidades com designs cada vez mais modernos e hoje ocupa halls de entrada, salas de estar e até mesmo dormitórios, servindo de apoio para os mais diversos objetos e finalidades. 

Com essa flexibilidade e ampliação das possibilidades de uso, a Sier, empresa especializada em mobiliário de alto padrão, com sede em Ubá, Zona da Mata mineira, pontua que os designers passaram a trabalhar os modelos de aparadores com extrema liberdade de criação, unindo beleza e funcionalidade. Desta forma, a peça se tornou muito importante nos projetos residenciais e trouxe aos moradores e profissionais do segmento o desafio de escolher entre tantas possibilidades. 

Pensando em simplificar a escolha, a Sier reuniu orientações e inspirações de ambiente, além de apresentar seu portfólio de aparadores. Confira! 

Afinal, o que é aparador?
Com design longo e estreito, o aparador Aruba pode substituir facilmente as mesinhas de centro e bancadas em apartamentos pequenos. Em residências maiores, o móvel pode ser aproveitado como peça complementar da mobília existente. | Foto: Divulgação Sier
Simples e minimalistas, os aparadores são, normalmente, compostos apenas por um tampo e uma base. Alguns modelos podem apresentar gavetas ou prateleiras, deixando a peça ainda mais funcional. Mas atenção! Quando o móvel dispões de muitas portas e gavetas ele passa a ser considerado um buffet, ou seja, apesar de aparentemente possuir a mesma função do aparador, o buffet é um móvel mais robusto e que agrega uma outra proposta para os ambientes. 

Democrático, os aparadores são capazes de atender a todos os estilos e demandas. Quanto ao seu posicionamento, o mais comum é estar localizado junto à parede. Desta forma, facilita a circulação de pessoas e oferece o máximo de praticidade. Entretanto, essa configuração pode variar conforme a necessidade do morador e o tipo de ambiente em que o móvel se encontra. 

Como escolher?
Confeccionado todo em madeira, o aparador Maiorca traz a elegância de um design de excelência sem pesar na decoração | Foto: Divulgação Sier
Na hora de eleger o aparador perfeito para a sua decoração, a recomendação inicial da Sier é ter em mente qual será a sua aplicação, isto é, a localização da peça no ambiente, assim como a demanda que atenderá. “Depois dessa análise, é só escolher o modelo que mais se identifica com o décor e que atende as necessidades no que se refere às medidas disponíveis no layout e acabamentos”, orienta Carlos Reis, designer e gerente do Estúdio Sier de Design. 

Ainda sobre as dimensões do aparador, em via de regra ele apresenta altura similar com uma mesa de jantar, variando em torno de 75 cm. No que diz respeito ao comprimento, é possível encontrar uma variação que compreende desde 1 até 3 m de extensão – nesse caso, o que manda é a necessidade e gosto do morador. Já a largura costuma variar entre 40 cm e 60 cm. “É a medida ideal para posicionar objetos diversos e não ter risco de cair”, diz. 

Ambientes para colocá-lo 
Quando o assunto é decoração, não existe apenas um ambiente ideal para manter o aparador. Justamente por ser multifuncional, o móvel é capaz de acrescentar beleza e respostas às demandas do projeto em qualquer espaço da casa.
Com duas superfícies de apoio e um design geométrico, o aparador Plana é uma ótima pedida para salas de jantar. | Foto: Divulgação Sier
Tradicional e popular nas salas de jantar, o aparador é empregado para o apoio de louças, panelas e pratos. Além disso, pode fornecer um espaço extra para pratos e bebidas que não couberem na mesa durante as refeições. Para montar um ambiente elegante, é importante que o aparador esteja em harmonia com outros móveis para manter o charme da sala.
Provando sua versatilidade, o aparador Aruba foi utilizado para apoiar obras de arte neste corredor. Prático, o móvel também servirá como suporte para os objetos pessoais que a família sempre precisa ter a mão ao sair de casa, como as chaves e carteira| Foto: Divulgação Sier
Outro ambiente em que o aparador aparece com frequência é em halls de entrada e corredores de acesso. Com o objetivo de receber objetos da família e dos visitantes, quando localizado na entrada e próximo da porta, o mobiliário se torna útil para itens como chave de carro, chave da residência, carteiras e até mesmo bolsas. 

A maior vantagem da decoração com aparador, é que este móvel pode ser desde um simples móvel de apoio até o objeto destaque do ambiente. O que varia a sua imponência são os objetos que são usados com ele.
Além de oferecer múltiplas possibilidades de decoração, o aparador Barito também pode servir como base para um mini bar. | Foto: Divulgação Sier
Para quem deseja ter um aparador na sala de estar, as possibilidades também são múltiplas. Além de utilizá-lo como peça de destaque em uma parede vazia do ambiente, o aparador também pode ser posicionado atrás do sofá com o objetivo de disfarçar as costas do móvel. Aproveite o espaço e decore o móvel com enfeites relacionados ao ambiente! 
Moderno e fácil de combinar, o aparador Brando acrescentará o toque final que você tanto busca, vale a pena apostar! | Foto: Divulgação Sier
Já nos dormitórios, o aparador pode servir tanto como uma mesinha de estudos quanto uma penteadeira para apoio de joias e produtos de beleza. Para complementar com charme e ampliar o espaço, aproveite para colocar um grande espelho sobre a peça. 

Combinações no décor 
Seja clássico, moderno, industrial ou contemporâneo, o aparador ganha ainda mais beleza quando combinado com pequenos objetos e acessórios. Os modelos de aparadores mais delicados e com ausência de gavetas pedem por uma composição mais clean. Para isso, use e abuse dos vasinhos com flores, velas, porta-retratos, quadros ou esculturas. Já modelos mais robustos e com nichos para armazenagem de objetos podem servir de base para luminárias e abajures, trazendo aconchego ao espaço. 

Em residências pequenas, os aparadores mais simples também podem oferecer espaço extra para a armazenagem de pertences. Para isso, use a criatividade e coloque cestos de vime, baús, revisteiros ou caixotes em baixo da peça. Desta forma, o uso do aparador será maximizado.  

Sobre a SIER
Localizada em Minas Gerais, na cidade de Ubá, a Sier começou como uma marcenaria sob medida e evoluiu ao longo de 32 anos como indústria moveleira de alta tecnologia e gestão de excelência. Com o propósito de criar produtos originais, de vida longa, para o público exigente do mercado de alta decoração, a empresa segue inovando continuamente. A fábrica alia robótica e tradição artesanal, com alta capacidade produtiva, autonomia e agilidade de entrega. 

Estúdio Sier de Design conjuga um time de designers especializados e profissionais forjados essencialmente no chão de fábrica, portanto, conhecedores da boa marcenaria. Em cada peça, além de linhas inovadoras, busca-se sempre a excelência da ergonomia, com testes rigorosos e a cuidadosa elaboração de todos os detalhes. Lançados em coleções anuais exclusivas, os produtos da marca são reconhecidos pela autenticidade, elegância atemporal e extremo conforto.A Sier atende a todo o Brasil e também vem conquistando espaço no mercado internacional com presença em grandes eventos de design como iSalone de Milão e ICFF de Nova York. 

Autora:

Heloisa Vieira

Deixe uma resposta

Leia mais

Patrocínio