17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Skincare: dicas para cuidados faciais e corporais no inverno

O inverno já começou e com ele os males que o clima mais frio traz para a pele: ressecamento, desidratação e, até mesmo, descamações; por isso agora é hora de redobrar os cuidados com o rosto e com o corpo para que a pele não sofra tantos danos, que podem até causar o envelhecimento precoce.

“O frio traz sensibilidade muito mais intensa à pele, e a deixa mais ressecada, pois, além da baixa umidade, muitas vezes bebemos menos água, ou seja, o ressecamento é de fora para dentro e de dentro para fora”, explica a orientadora técnica da Bel Col Cosméticos, Nancy Viveiros.

Além de beber muita água, a profissional, especialista em cosmetologia e estética, ressalta que tanto a pele do rosto, quanto a do corpo merecem atenção. “Com o tempo mais seco, a pele tende a ficar com rachaduras, o que mostra que ela está sofrendo, por isso é preciso reforçar os cuidados”.

Cuidados com o rosto

Para quem usa cosméticos em fluidos, a dica da profissional é substituí-los, nesse período mais frio, pelos cremes, que hidratam mais. “Durante o inverno, aposte em produtos à base de creme com Dmae, Niacinamida, Colágeno, Aqua Licorice, que é um ativo que ajuda no clareamento cutâneo, e com Coenzina Q10, que atua na hidratação intensiva”, ensina Nancy, ressaltando que além do creme, há a opção de creme em gel, o filler. “Há na cosmética o Filler desenvolvido com nove tipos de ácidos hialurônicos de diferentes pesos moleculares e que são muito benéficos para a pele. Além de promover hidratação, o produto também tem efeito preenchedor e voluminador”.

Cuidados com o corpo

No corpo, de acordo com a orientadora técnica da Bel Col, é necessário hidratar e reidratar. “Várias áreas do corpo ficam mais ressecadas no inverno, como as de apoio: cotovelos, joelhos e antebraço; assim, é preciso reidratar essas áreas. Um ótimo ativo é a Ureia, que possui alto poder de hidratação. Só é preciso tomar cuidado com a concentração: 10% no máximo”, explica.

Ainda para o corpo, Nancy diz que o inverno também é propicio para usar produtos com ativos lipolíticos, que são aqueles usados para tratar celulite e gordura localizada. “Há duetos corporais com ativos como gengibre que ajudam na queima de gordura localizada, para ser usado antes da atividade física, e após, com cremes com ação firmadora. Mas mesmo quem não pratica exercícios físicos pode se beneficiar desses produtos”, revela.

Passo a passo do skincare no inverno

Há muitos “passo a passo” para cuidar da pele, mas durante o inverno é preciso mudá-lo um pouco. “Primeiramente é preciso prestar atenção na hora da higienização, pois nesta estação costumamos lavar o rosto com água mais quente e isso é prejudicial, já que tira a proteção natural da pele”, ensina Nancy.

A profissional diz ainda que na estação mais fria é preciso deixar de lado os sabonetes faciais com ácidos, já que eles tendem a deixa a pele ainda mais sensibilizada, e que uma boa escolha são os produtos com princípios ativos que irão primeiro hidratar, para depois higienizar. “Há ótimos sabonetes faciais desenvolvidos com aveia e colágeno, e até mesmo mousses de limpeza com carboidratos retirados do milho, que são ótimos hidratantes.

Para quem tem pele oleosa, a dica é apostar em sabonetes com Própolis e Hamamélis. “Esses ativos contribuem para a boa higienização desse tipo de pele, sem retirar sua proteção natural”, esclarece.

Após a limpeza, a especialista em cosmetologia e estética, diz que é necessário aplicar o tônico. “Durante o inverno use tônicos que não são sejam adstringentes, pois ele tende a deixar a pele ainda mais sensibilizada”, ressalta.

Para completar o skincare no inverno, Nancy recomenda o uso de um fluido de colágeno com proteção digital e após, o protetor solar. “Use protetor solar mesmo em dias nublados, pois mesmo nesses dias os raios solares penetram na pele”, adverte.

Inverno e o uso de ácidos

É bem comum nessa época do ano as pessoas quererem tratar manchas e usar ácidos, mas cuidado! Esse tipo de tratamento só deve ser feito por profissionais da estética. “Nunca faça uso de ácidos em casa, pois você pode acabar sensibilizando ainda mais a pele e ela pode hiperpigmentar, ou seja, piorar a mancha”, finaliza Nancy Viveiros, ensinando que o único ácido liberado para uso seguro em casa é o Ácido Hialurônico.

Autora:

Ana Claudia Dantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio