20.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

O que de fato é ser Inteligente?

Importante dizer que, dentre tantos questionamentos que possam ser levantados sobre a existência da Humanidade. A inteligência é daqueles que atraem a atenção de muitos indivíduos desde o passar das Gerações. A perspectiva de uma nova realidade que excede os limites do inimaginável, poderia ser possível dentro dos nossos parâmetros, todavia, cabe dizer que, neste percurso desde o Julgamento de Sócrates no ano de 399 A. C, na Grécia antiga, no Tribunal dos Heliastas. O próprio citou algo no que diz respeito ao conhecer a si mesmo e dentro desta frase, devemos indagar a real necessidade da vida ser questionada.
Segundo a psicóloga Leninha, a inteligência humana é uma qualidade mental, que inclui as habilidades de aprender com a experiência, se adaptar a novas situações, compreender conceitos abstratos e manipular o próprio ambiente. No entanto, o individuo que é considerado inteligente dentre os demais, não é um “NERD”, acumulador de conhecimentos e não vive sem praticar aquilo que lhe fora transmitido como ensinamento por seus mentores. Sócrates e Jesus, ambos foram condenados à morte, segundo seus acusadores por tentar induzir as demais pessoas que faziam parte da Sociedade, acreditar em outros deuses ou supostamente por uma traição ao ser contrário de suas ideias, crenças e valores. Entretanto, o que tornava estes pensadores diferentes foram a sua autenticidade em transmitir algo novo para a comunidade e mostrar que a vida, deve ser questionada e que a inteligência, não estar no saber, mas em aprender com aqueles que fazem parte do seu ambiente…
O Nazareno Jesus quando criança estava junto aos Mestres da Lei explicando cada uma delas e que o derramamento de sangue de animais, não seria necessário e que o próprio nem almejavam seguir o âmbito Político ou ser considerado um Rei dentre os demais, conforme muitos acreditavam. Diante disso, provar que existe como principal fundamento mostrar a importância do conhecimento ser transmitido para os demais uma vez, a morte estando próxima de atingir qualquer indivíduo e que nada vale o saber, sem o seu devido compartilhamento. Sócrates afirmava também a importância de seus seguidores, sempre andar em comunidade, ou seja, para que desenvolvessem uma dialética que os pensamentos possam ser divergentes dentre nossos companheiros e que a vida sempre surge com um ponto de interrogação, a morte acaba sendo temida por muitos, mas durante a sua condenação. O próprio seguiu adiante, poderia ter optado em fugir desta sentença condenatória com seus auxiliadores… Assim o mesmo foi com o próprio Jesus que durante a sua prisão, alegou que não necessitava que Pedro defendesse sua pessoa porque sendo realmente necessário, tomaria as devidas providencias cabíveis. Aquele que questiona sobre a vida, pode ser considerado uma ameaça porque uma vez, aquele descobrindo a real importância do saber, conseguiria romper o ciclo em que muitos tem estado preso. Henry questiona sobre a vida, mas quando é dado início a busca pelo saber, Dominik surge como opositor e o próprio se torna uma ameaça. No entanto, aqueles que estiveram dispostos a descobrir a verdade e morreram, significa que estavam próximos da resposta.

Eu predigo-vos, portanto, a vós juízes, que me fazeis morrer, que tereis de sofrer, logo após a minha morte, um castigo muito mais penoso, por Zeus, que aquele que me infligis matando-me. Acabais de condenar-me na esperança de ficardes livres de dar contas de vossas vidas; ora é exatamente o contrário que vos acontecerá, asseguro-vos (…) pois se vós pensardes que matando as pessoas, impedireis que vos reprovem por viverem mal, estais em erro. Esta forma de se desembaraçarem daqueles que criticam não é nem muito eficaz nem muito honrosa.”[16] Sócrates

Autor:

Calton Carcovichi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio