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quarta-feira, 24 de abril de 2024

Levantamento inédito revela que cerca de 90% dos vendedores resgatam recompensas financeiras em campanhas de incentivo 

Estudo realizado pela Incentive.me revela ainda que o ticket médio dos resgates é de R$ 170,00

É notório que cada vez mais as grandes indústrias apostam em ativações de engajamento junto aos vendedores dos canais varejistas, como forma de intensificar a comercialização de seus produtos. Visando entender o comportamento dos profissionais que participam dessas campanhas, a Incentive.me, startup de tecnologia para gestão de campanhas de incentivo de vendas, realizou um levantamento inédito sobre o setor. Entre os destaques, está o fato de que 89,7% dos vendedores optam por recompensas financeiras nos resgates de prêmios.

Dentro desse grupo de prêmios financeiros, a realização de transferências bancárias lidera a preferência com 57,9% dos resgates, seguido por cartões pré-pago (19,0%) e wallets (12,8%), sendo que essa última categoria vem crescendo nos últimos anos em relação ao segundo colocado. Os dados foram coletados a partir de uma amostra de 80 mil participantes de ações, no período entre abril de 2022 e o mesmo mês do ano passado.

“Esse resultado mostra a preferência do vendedor quando todas as opções de prêmios são oferecidas para ele. Uma distorção que observamos no mercado é que muitas vezes as indústrias optam por oferecer recompensas não financeiras (produtos, viagens, etc.), indo contra a preferência dos próprios beneficiários das campanhas e não maximizando a atratividade que essas ativações têm para o vendedor”, argumenta Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me. 

O estudo da startup também coletou outros tipos de premiações resgatadas pelos profissionais, que juntos somam 10,3%. O segmento de Compras representa 4,5% da preferência, seguido por Recargas (2,7%) e Refeição (1,9%). Denominado como outros, os segmentos de Vestuário e Entretenimento representam 1,2%. Além disso, o levantamento mostra que o ticket médio dos resgates é de R$ 170,00 e o tempo médio que o vendedor leva para resgatar a premiação é de 15 dias após o recebimento do valor em sua carteira digital. 

Vendas crescem nos canais varejistas

As ações promovidas pelas indústrias em parceria com a Incentive.me, visando o engajamento e incentivo aos profissionais de milhares de canais varejistas do país, foram capazes de ampliar as vendas em 35% nos pontos de vendas (PDVs), no período analisado pelo estudo.

“Trabalhar diretamente para motivar os vendedores a participarem de inúmeras campanhas ao mesmo tempo é essencial. Por isso, é muito importante que os gestores comerciais saibam compreender e analisar os resultados de cada ativação, dando aos vendedores autonomia, conforto e possibilidade de converter seu bom desempenho em premiações atraentes”, explica Jansen.

Ainda segundo o empreendedor, hoje é preciso que as marcas entendam a realidade dos profissionais que estão no PDV. “Para isso, é fundamental compreender qual tipo de bonificação é a mais atraente para cada ativação. Sem dúvida, esse é um ponto estratégico e vital para o sucesso de uma ação. Apenas dessa maneira é possível engajar a ponta da cadeia”, conclui. 

Sobre a Incentive.me

A Incentive.me é a principal plataforma tecnológica para gestão de campanhas de incentivo de vendas do Brasil. Ao unificar as ativações dos principais players da indústria em um só lugar, a empresa automatiza todo o processo de uma marca que pretende estimular seus parceiros a venderem mais. Diferente do Trade Marketing convencional, a startup atua na construção de uma rede de conexão entre empresas e vendedores, aumentando o alcance e o retorno obtidos pelas campanhas, chegando a trazer crescimento de vendas superior a 35% no período em que elas ocorrem. A Incentive.me já beneficiou mais de 80 mil vendedores de centenas de empresas parceiras, com entrega de prêmios financeiros e não-financeiros, diretamente em uma carteira digital. Desde sua chegada ao mercado, em 2017, a empresa já distribuiu mais de R$ 30 milhões em prêmios. Ao longo de sua existência, a marca conta com grandes cases de sucesso no engajamento de equipes de venda, como Oi, Porto Seguro, Profarma e Ipiranga. 

Autor:

Rafael Nunes

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