17.2 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

DE ANTONIO VIEIRA A LUIZ FELIPE PONDÉ. “VELHOS” E “NOVOS”. QUEM SÃO OS PROTAGONISTAS DO PASSADO E DO PRESENTE, NA FILOSOFIA NO BRASIL?

CLAUDINEI TELLES DOS SANTOS1

RESUMO

A Educação no Brasil sempre foi um dos “calcanhares de Aquiles” em uma sociedade que muito tem a evoluir, quanto à valorização da Educação, tanto no que se refere ao Professor como instrumento receptor, catalizador e transmissor de conhecimentos, como também, na construção óptica de uma percepção valorial e constitutiva da valorização do pensar, do refletir e identificar, nossas demandas sociais, dentro de nossa amplitude de visão pessoal, individualizada e alicerçada, no conhecimento filosófico. Diante de tantas demandas Sócioeducativas, a Filosofia tem muito a contribuir. Nesta perspectiva e diante dos desafios perante o futuro: Mário Sérgio Cortella, Luis Felipe Pondé e tantos outros têm trazido à Filosofia e ao pensar filosófico, um novo estatus socializador e profissional Construindo assim, uma nova percepção social do ator Filósofo e consequentemente da Filosofia: Sua relevância, atuação e envolvimento, na compreensão dos temas relevantes da sociedade atual, além de romper muros, que até então fazia da Filosofia e do Filósofo, pouco relevantes, numa sociedade e país, com gigantescas demandas sociais, culturais, politicas e econômicas. É com base nestes assuntos, que este trabalho se constrói e se ocupa em analisá-los, avaliá-los e discutí-los.

 PALAVRAS-CHAVE: Filósofo. Filosofia. História.  “Status Social”.

 ABSTRACT

Education in Brazil has always been one of Achilles’ leaps in a society that has evolved in terms of valuing Education, so much so that it does not refer to the Teacher as a receiving instrument, catalyst and transmitter of knowledge, but also in the optical construction of an evaluative perception. And constitutive of the valorization of thinking, reflecting and identifying our social demands, within our range of personal, individualized and grounded vision, on philosophical knowledge. Faced with so many socio-educational demands, Philosophy has much to contribute. In this perspective and in the face of the challenges facing the future, Mário Sérgio Cortella, Luis Felipe Pondé and many others have brought to Philosophy and to philosophical thinking, a new socializing and Professional status, thus building a new social perception of the Philosopher actor and consequently of Philosophy: His understanding, social action and involvement, in addition to the relevant themes of the current society, walls, which until then made Philosophy, little relevant and in a society and country, with gigantic cultural, political and social demands. It is based on these issues that this work is built and is concerned with analyzing, evaluating and discussing them.

KEYWORDS: Philosopher. Philosophy. History. “Social Stattus”

Claudinei Telles
Telles
O autor é Mestrando em Ciências Educacionais (UNIVERSIDADE LEONARDO DAVINCI - PY). Bacharel em Teologia. (Faculdade Teológica Sul americana - FTSA). Licenciado em: Filosofia, Teologia, História e Pedagogia. E especialista em: Orientação Educacional, Teologia Bíblica, Ciência da Religião e Neuropsicopedagogia. Atuou por alguns anos, no Ministério Pastoral, Ensino de Teologia e Educação secular, nos níveis Fundamental e Médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio