28.3 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

30 músicas clássicas para celebrar o Rock mundial

No dia 13 de julho, comemoramos o Dia Mundial do Rock. É um dia para celebrar o melhor da música e do estilo de vida Rock ‘N’ Roll. A música rock se originou nos Estados Unidos na década de 1950 e moldou todas as gerações desde então.

Por isso, para celebrar a data e enaltecer o Rock mundial, o Jornal Tribuna fez uma lista especial.

Live Aid

Era 13 de julho de 1985. Naquele dia, no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, nos EUA, houve um evento, o Live Aid, um grande show, considerado por muitos como o maior evento de rock da história. 

Reprodução / internet

Foi um evento memorável em que participaram 72 mil (Wembley Stadium) e 90 mil (John F. Kennedy Stadium) pessoas respectivamente e quase 2 bilhões de pessoas assistiram ao show pela TV. Bob Dylan, Eric Clapton, Paul McCartney, U2, Queen, Elton John, Santana e muitos outros subiram ao palco, as apresentações seguiram durante 16 horas seguidas – O show no Reino Unido terminou às 22h, o dos EUA às 4h05.

O Live Aid não foi apenas um show de música, mas foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar fundos para combater a fome etíope daquele ano. 37 anos se passaram, desde então, todos os anos no dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock.

A importância de ouvir Rock

Além do evento memorável, que teria escrito talvez a página mais importante da história do rock, até o mundo científico muitas vezes se envolveu em estudar como esse gênero influencia nossas vidas. E os resultados foram realmente surpreendentes (via Greenme It).

Nesse ponto, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia descobriu que ouvir rock desperta nossos instintos animais mais saudáveis. Se percebemos um arrepio na espinha ao ouvir uma música, isso também acontece porque há nela dissonâncias capazes de evocar algumas sensações primordiais, inclusive o medo, muito semelhantes às vocalizações de animais em dificuldade.

Quem descobriu foi Daniel Blumstein, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade da Califórnia em Los Angeles, que publicou o estudo na revista “Biology Letters” junto com Greg Bryant, professor de ciências da comunicação da UCLA e com o compositor musical Pedro Kaye.

“Os compositores têm um conhecimento intuitivo do que é percebido como medo”, observou Bryant. “Mas eles geralmente não sabem que estão explorando nossa predisposição evolutiva para nos agitar e experimentar emoções negativas quando ouvimos certos sons. Nosso estudo nos permite explicar por que os sons distorcidos do rock ‘n’ roll emocionam tantas pessoas. O rock consegue trazer à tona aquela parte animalesca presente em cada um de nós”.

O estudo deriva de uma pesquisa anterior da Blumstein, que analisou as trilhas sonoras de 102 filmes pertencentes a quatro gêneros – aventura, drama, horror e guerra – observando que a trilha sonora típica de cada gênero possui características técnicas específicas, destinadas a provocar as emoções correspondentes.

Nisso, queremos comemorar este dia oferecendo 30 músicas inesquecíveis da história do Rock!

Confira:

The Doors – Touch Me

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

Queen – We Will Rock You

The Who – My Generation

Led Zeppelin – Stairway To Heaven

Metallica – Enter Sandman 

The Rolling Stones – (I Can’t Get No) Satisfaction 

Pink Floyd – Another Brick In The Wall

AC/DC – Back In Black

 Steppenwolf – Born To Be Wild (Easy Rider)

 Elvis Presley – Jailhouse Rock

The Beatles – Help!

 Deep Purple – Smoke On The Water

 Journey – Don’t Stop Believin’

 U2 – With Or Without You

 Aerosmith – I Don’t Want to Miss a Thing 

 Kiss – Rock And Roll All Nite 

 Dire Straits – Sultans Of Swing

 Europe – The Final Countdown

 Bon Jovi – Livin’ On A Prayer

 The Outfield – Your Love 

 The Police – Every Breath You Take

 Nickelback – How You Remind Me 

 Simple Plan – Perfect

 Link Park – Numb

 Audioslave – Like a Stone

 Scorpions – Wind Of Change

 a-ha – Take On Me

 Tears For Fears – Head Over Heels 

 Red Hot Chili Peppers – Californication

Vanderlei Tenório Pereira
Vanderlei Tenório
Vanderlei Tenório é jornalista, professor de atualidades no cursinho popular Emancipa, colunista, correspondente freelance de veículos portugueses (Cinema Sétima Arte e Central Comics) e foi bacharelando em Geografia (IGDEMA/UFAL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio