A CEO paulistana, que lidera três empreendimentos, fala sobre sua trajetória e planos futuros
Sueli Benvenuto é uma empresária brasileira com uma jornada inspiradora. Para começar, ela fundou, em 2010, a AlphaÔmega Traduções, que é referência nacional em seu segmento. Em 2018, lançou a Bio Beachwear, marca de biquínis com proteção UV que já ganhou o coração das famosas e influencers. E sua trajetória vai ainda mais além: em 2020, nasceu o Ateliê da Su, que oferece produtos personalizados feitos à mão e já é um sucesso também no exterior.
Desde muito cedo, Sueli, de 39 anos, demonstrava vocação para empreender. Ela começou a trabalhar com apenas treze anos, como babá e entregadora de panfletos. Em menos de dez anos, já ocupava cargos de gestão em multinacionais dos setores tecnológico e financeiro. E decidiu cursar administração de empresas, ao mesmo tempo em que participava ativamente de diversos cursos na área de gestão de negócios. Neste percurso, sua jornada empreendedora teve início. “Adoro me comunicar e conhecer pessoas e fiquei fascinada com o segmento de traduções, que nos permite conhecer culturas de todo o mundo”, conta. Ao notar que havia uma forte demanda por serviços deste tipo no país, ela decidiu abrir, há doze anos, a AlphaÔmega Traduções.
Em pouco tempo, Sueli conseguiu construir uma empresa de traduções pioneira em seu segmento, que atende as mais variadas demandas, oferecendo desde traduções simples e técnicas, até serviços de tradução juramentada, revisão, intérprete de libras e tradução simultânea, entre outros. “Hoje temos uma equipe com mais de duzentos colaboradores e atuação em todo o Brasil e no exterior”, comemora.
O que torna essa história ainda mais interessante é que, em 2018, Sueli decidiu investir em um negócio paralelo – mais uma vez, com seu DNA inovador, lançou o e-commerce Bio Beachwear, marca icônica de biquínis produzidos com tecnologia de ponta, com proteção UV 50+, hidratante aloe vera e tratamento antibacteriano. Em tempo: as peças se diferenciam também ao celebrar, com muita bossa e criatividade, a beleza e o bom gosto da mulher brasileira. “Sou apaixonada pela praia e, quando jovem, coloquei como meta abrir uma marca de moda praia e a Bio Beachwear é a personificação deste sonho”, conta Sueli. Hoje, os produtos marcam presença também nas maiores redes varejistas do país e as peças são sucesso em países como Holanda, Itália, Portugal e Estados Unidos.
Em 2020, quando a pandemia da Covid-19 impôs desafios nunca antes enfrentados pelas organizações em todo o mundo, Sueli decidiu, novamente, ativar seu empreendedorismo. “Costurar sempre foi um hobbie e então apostei na produção de máscaras, item de primeira necessidade em um momento tão delicado da humanidade”, conta a empresária. “E assim, com muita resiliência e otimismo, nasceu o ateliê da Su, pioneiro na oferta de máscaras produzidas com as técnicas da costura criativa”, completa. Em pouco mais de dois anos, o ateliê já exporta para os Estados Unidos e se diferencia ao oferecer itens 100% handmade com estampas exclusivas. Merecem destaque as mochilas, toalhas, itens de vestuário, além das nécessaires, bolsas, carteiras e estojos, tudo personalizado de acordo com o gosto e as necessidades do cliente.
Próximos passos
Para os próximos seis meses, Sueli prevê uma ampliação no quadro de colaboradores das suas empresas, assim como um aumento de até 30% no faturamento da Alpha e Ômega Traduções. “Para isso, estou sempre em busca de profissionais que estejam dispostos a crescer conosco”, conta. “Acredito que a gente cresce compartilhando conhecimento e ensinar nunca foi um problema para mim. As pessoas só precisam ter boa vontade e disposição para o trabalho”, conclui. E, ainda, está no radar a abertura de uma loja física da Bio Beachwear na capital paulista.
Autoria:
AlphaÔmega Traduções