17.2 C
São Paulo
sábado, 20 de abril de 2024

Relação de afetos é o mote da exposição que une Marcello Grassmann e a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo


Mostra faz parte de um conjunto de ações para celebrar a obra de Marcelo Grassmann, artista que mantinha relação estreita com a BMA, fundada em 1925 – mesmo ano do seu nascimento

A mostra “Marcello e a Biblioteca – a formação de um jovem artista” abre no dia 30 de junho de 2022, às 18h, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), no centro de São Paulo. Com visitação gratuita, a mostra segue aberta até 31 de julho de 2022.

Com curadoria de Fabrício Reiner e Nina Kreis, o evento revelará a importância da Biblioteca Mário de Andrade, sua contribuição na formação do jovem artista gráfico Marcello Grassmann (1925-2013) e de seus contemporâneos, que reverbera até os dias atuais.

Serão apresentados obras e livros raros – que foram referência na produção do artista, pertencentes aos acervos da Biblioteca Mário de Andrade e do Núcleo de Estudos Marcello Grassmann – instituição sem fins lucrativos que cuida, preserva e mantém a obra do artista nascido em São Simão, interior do estado de São Paulo.

Na abertura da exposição, haverá o lançamento do “Livro dos Afetos”, primeira publicação do Núcleo com autoria de Leon Kossovitch, Denis Bruza Molino e Ana Godoy, publicado em 2019 e ainda não lançado oficialmente em função da pandemia do coronavírus. A publicação fomenta um itinerário complementar, transformando a relação do público diante da vida e da obra do artista em visita à mostra.

Como parte da programação da mostra, acontece também uma mesa de debates, no dia 20 de julho de 2022, às 19h, com o curador Fabrício Reiner, as artistas visuais Néia Ferreira Martins e Helena Freddi, mediados pelo curador Leandro Muniz (colaborador da revista SELECT e curador assistente do MASP).

Enaltecer a produção
A mostra faz parte de um conjunto de ações para celebrar a obra de Marcelo Grassmann. Uma delas aconteceu em 2021, foi I Prêmio Marcello Grassmann – artes gráficas – edital nacional que contemplou três atistas, sendo eles Elisa Arruda, Lucas Siqueira e Wander Rocha, que tiverm projetos analisados e selecionados pelas juradas artísticas, sendo elas Maria Bonomi, Luise Weiss e Mayra Laudanna. O resultado foi apresentado na XXIX Semana Cultural Marcello Grassmann, ocorrida entre 23 de setembro a 02 de outubro de 2021 na Casa de Cultura Marcelo Grassmann, em São Simão, no interior de São Paulo. Realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, produção do Núcleo de Estudos Marcello Grassmann.

Sobre o Núcleo de Estudos Marcello Grassmann
É uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2017, tem como objetivos preservar a memória do artista gráfico Marcello Grassmann (1925-2013), promover a pesquisa da sua obra por meio de mesas de estudo, debates, gravação de entrevistas, como também a difusão de seu acervo através de seu site e canais digitais, publicações de livros e exposições cumprindo um importante papel às artes gráficas brasileira.  

Idealizado pela gravadora Ana Elisa (Zizi) Baptista (companheira do artista por 17 anos), acompanhada pela gravadora Nina Kreis (aprendiz de Marcello) e o músico Paulo Grassmann (filho do artista), fundaram o espaço, que ainda conta com a participação da produtora cultural Paula Miranda e a arte educadora Marili Serafini, localizado no centro de São Paulo.

Marcello Grassmann, reconhecido como um dos protagonistas das artes gráficas no Brasil, assim, exemplificam os muitos prêmios que lhe foram atribuídos nos mais de 60 anos de atividade dedicados à gravura e ao desenho. A obra se faz presente em museus brasileiros, internacionais e coleções particulares, uma parcela dela permaneceu em propriedade do artista durante toda sua vida.

Esse acervo foi legado a Zizi Baptista, que decidiu não apenas preservá-lo, mas também ampliá-lo por meio de aquisições totalizando aproximadamente 2000 obras, incluídos também entalhes, matrizes, ferramentas e objetos pessoais, além da biblioteca particular do artista e livros com referências a este e sua geração.

Sobre a Biblioteca Mário de Andrade
É uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Foi inaugurada, em 1926, na Rua 7 de Abril, com uma coleção inicial formada por obras que se encontravam em poder da Câmara Municipal de São Paulo, em cujo prédio a Biblioteca funcionava. Em 1937, incorporou a Biblioteca Pública do Estado e, a partir de então, importantes aquisições de livros, muitos deles raros e especiais, enriqueceram seu acervo. O crescimento de seu acervo e serviços ocasionou a mudança da biblioteca para o atual edifício, localizado na Rua da Consolação. Inaugurado em 1942, na gestão do Prefeito Prestes Maia e tendo Rubens Borba de Moraes como Diretor da Biblioteca, o novo edifício, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Moderna em São Paulo.

Autor:

Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio