23.7 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Mais um passo rumo aos navios autônomos

 A Avikus, subsidiária da Hyundai, anunciou que pela primeira vez um navio de grande porte fez uma viagem longa navegando de forma autônoma.

O navio tanque Prism Courage deixou Freeport, no Golfo do México em 1º de maio, e durante 33 dias navegou 12.427 milhas até Boryeong, na Coréia do Sul, após cruzar o Canal do Panamá; na maior parte da viagem, foi controlado pelo sistema HiNAS 2.0 da Avikus.

O HiNAS 2.0 é, basicamente, uma tecnologia de direção autônoma, uma inteligência artificial que utilizando big data e internet of things, “pilotou” o Prism Courage levando em conta variáveis como a presença de outras embarcações e as condições meteorológicas e do mar.

A tecnologia ainda não é suficientemente desenvolvida para conduzir uma embarcação durante a totalidade de uma viagem, especialmente quando navegando nas proximidades de portos muito movimentados, mas se mostrou útil ao reduzir a carga de trabalho da tripulação, gerar uma economia de combustível de 7% e reduzir as emissões em 5% pela otimização do trajeto do navio.

A Avikus planeja iniciar a comercialização do HiNAS 2.0 até o final do ano, e mesmo que a navegação totalmente controlada por inteligência artificial ainda não esteja num horizonte próximo, a empresa espera que sua tecnologia ajude a mitigar a escassez de tripulações, melhore a segurança, reduza custos e diminua o impacto ambiental do transporte marítimo, hoje uma grande fonte de poluição do ar.

A viagem foi monitorada em tempo real pelo   American Bureau of Shipping e pelo Korea Register of Shipping, com o objetivo de checar a confiabilidade do sistema, que em breve estará disputando uma fatia do mercado de navios autônomos, que em 2028 deverá estar ao redor de US$ 235 bilhões.

Autor:

Vivaldo José Breternitz. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio