20.6 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Javé-Deus, é um trabalhador: O valor do trabalho na perspectiva judaico-cristã: uma resposta cristã ao pensamento do filósofo/poeta Lucrécio

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, não será uma dissertação voltada a uma descrição minuciosa de uma instituição\organização social, nos moldes\ padrões da sociologia – trabalho\pesquisa de campo. Embora o escrito contemple a instituição\criação do trabalho por Javé-Deus dentro do recorte específico da perícope que vai do capítulo 1, versículo 1-31 ao capítulo 2, versículo 1-4 do texto judaico do bereshit\Gênesis da tradução ecumênica da Bíblia de Jerusalém. Será um texto de viés fenomenológico[1], empírico e dedutivo que percebe o trabalho como alternativa exclusiva\única para contornar a condição\situação originária – o caos. O filosofo Bertrand Russell estava certo o fluxo é continuo, pois o que é originário, seja o que for (religião, política, trabalho, entre outros) está sempre presente, no passado\agora – segundo a filósofa Marilena Chauí.


[1]“Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno, isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p)” copiado de: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-fenomenologia-husserl-uma-breve-leitura.htm#:~:text=Husserl%20apresenta%20a%20sua%20fenomenologia,(MARTINS%2C%202006%2C%20p.

Autoria:

Francis Nogueira Macedo

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio