25.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Férias de julho: como evitar problemas do primeiro ao último dia de viagem de carro

As tão esperadas férias de julho estão chegando e muitos brasileiros já decidiram o destino que, em sua maioria, é nacional. Veja como evitar problemas nas estradas ao viajar de carro!

O mês de julho é escolhido por muitas famílias para tirar férias, já que também ocorre um recesso escolar. E desde o retorno das viagens após o isolamento social, a escolha por destinos nacionais aumentaram. Entre os motivos, o aumento do dólar influenciou nas tarifas internacionais.

E, de acordo com uma pesquisa realizada pela Localiza no final de 2021, sobre mobilidade e viagem, mais de 65% dos brasileiros optam por carro como transporte. Por conta dos problemas relacionados ao aumento de preços em vários setores, bem como alta no desemprego, muitos optam por viagens mais perto da sua localidade.

Mas, para evitar dores de cabeça, o planejamento de viagem precisa incluir alguns cuidados com relação ao veículo e eles vão além da manutenção de carros e documentação em dia. Entenda!

O que considerar para garantir uma viagem de carro tranquila

Ao planejar uma viagem de carro, curta ou longa, é preciso se atentar além dos riscos de ocorrências nas estradas. Afinal, o intuito de tirar férias e viajar é poder usufruir os dias de descanso e para isso é preciso considerar o dia a dia no destino de viagem também.

Abaixo, algumas dicas para garantir mais tranquilidade ao curtir suas férias de julho, sozinho, com amigos ou com a família.

Na estrada

Ao planejar a sua viagem, conforme a distância entre a sua localidade e o destino de férias, atente-se a paradas estratégicas. Verifique os locais mais seguros para pernoitar, abastecer e tomar café ou fazer uma refeição.

Atente-se também à previsão do tempo conforme os locais que vai ter que passar. Assim, poderá evitar temporais que estão previstos em determinados horários.

No dia anterior, considere fazer refeições mais leves, não ingerir bebidas alcoólicas e ter uma noite de sono tranquila. Independentemente de viajar sozinho ou acompanhado, informe sobre a sua rota a alguém da família ou amigos e o tempo de chegada. Isso vale, inclusive, para os passeios que realizará no destino.

Além disso, saia de casa com o celular carregado e leve também um carregador portátil.

Cuide do veículo

Embora pareçam dicas básicas, muitos acidentes ainda continuam acontecendo por imprudência dos motoristas. Não são raros os casos de acidentes que poderiam ser evitados se o condutor realizasse a manutenção no veículo antes de pegar a estrada.

Portanto, verifique se os pneus estão calibrados e em boas condições. Analise o nível de óleo e água no motor antes de seguir viagem. Veja se o estepe está em boas condições e se possui todas as principais ferramentas no carro para o caso de precisar trocar o pneu ou realizar uma rápida manutenção.

Confira também as condições e se o cinto de segurança está funcionando corretamente, inclusive do banco dos passageiros.

Outro ponto muito importante é que, embora esteja acostumado com o veículo, lembre-se de que na estrada ele está mais pesado e em alta velocidade. Portanto, o tempo de frenagem pode ser afetado. Então, considere sempre manter uma distância segura dos outros veículos à sua frente. O ideal é uma média de 4 segundos.

No destino de viagem

Assim como as dicas sobre os cuidados com o veículo, muitos podem achar que são dicas básicas. Mas, como vários problemas continuam pegando os viajantes de surpresa, vale a pena anotá-las. Veja:

  • Considere contratar um seguro auto temporário, caso não tenha a proteção. Afinal, nunca se sabe o que poderá acontecer com o veículo. Entre as proteções que as seguradoras oferecem, estão: roubo e furto, colisão, motorista amigo, carro reserva, guincho e contra inundação;
  • Leve apenas uma cópia dos seus documentos durante os passeios, guardando os originais no hotel. Além disso, deixe uma cópia com alguém de confiança, em sua localidade. Afinal, em caso de furto ou perda de documentos, ficará mais fácil conseguir fazer a segunda via ou uma autorização, especialmente se for uma viagem internacional;
  • Se vai curtir a noitada, considere levar um cartão do hotel em que está hospedado. Lembre-se de que, caso se envolva em acidentes com o carro, o seguro auto não cobrirá se constatar embriaguez. Mas, se decidir beber, veja se a sua apólice cobre o motorista amigo.

Então, agora você já sabe que mesmo as dicas mais comuns são essenciais para garantir a sua segurança e a de outros.

Além disso, já que você viajará com seu carro, considere sair com antecedência ao check-in do hotel. Assim, além de viajar mais tranquilo, poderá fazer paradas em lugares turísticos, aproveitando ainda mais as suas férias.

Autora:

Andreia Silveira, editora de conteúdo no site Smartia.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio