18.9 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

 A importância da leitura na formação de profissionais

Estudos recentes apontam grande queda no número de leitores brasileiros, entre 2015 e 2019 perdemos cerca de 4,6 milhões de leitores e 48% da população nunca leram sequer um livro, dados extremamente preocupantes quando meditamos sobre a importância da leitura na formação de profissionais e também para o futuro de nosso país.

O hábito da leitura sempre se mostrou de extrema importância, principalmente quando pensamos na formação intelectual de um indivíduo, grandes nomes de nossa cultura conquistaram inteligência e sabedoria por meio da leitura e aprendizado proporcionado pela mesma. A leitura enriquece nosso repertorio de palavras pois, em obras podemos encontrar diferentes tipos de vocabulários, principalmente os usados de maneira formal, também observamos a grande vantagem de melhorar nossa escrita, é notável que pessoas que possuem o habito de ler com frequência possuem melhor capacidade de escrita se comparado com as que não possuem este valioso hábito. Com a leitura, desenvolvemos a criatividade, raciocínio logico, imaginação e eficiência na comunicação, todas habilidades extremamente uteis e notáveis na vida de um profissional, principalmente se termos em vista profissões que necessitam de grande repertorio intelectual e conhecimento.

Devemos incentivar jovens e crianças a ler, mesmo que os livros não sejam necessariamente técnicos ou informativos, uma criança que começa a ler literatura fantasiosa, logo criara o hábito de ler e futuramente, em sua maior idade, vai procurar se instruir com livros técnicos. Nota-se que o principal é incentivar a criação do hábito no indivíduo.

Acima de tudo, é importante lembrar que, o jovem mal instruído e pouco capacitado de conhecimento hoje, será o profissional de amanhã no mercado de trabalho, que consequentemente trará problemas em setores que são a base de nosso país, tais como a educação, políticas sociais e economia entre outros, além de resultar em profissionais sem criatividade, que é uma habilidade chave quando falamos sobre inovação, também existe a questão de formar adultos sem senso crítico, se tornando pessoas com pouca opinião própria e facilmente manipuladas.

A leitura deve ser sempre valorizada e almejada, é de extrema importância para nosso desenvolvimento pessoal e também para o crescimento de nosso país como potência ter profissionais intelectuais e bem instruídos e que a mensagem da importância da leitura seja sempre ensinada e incentivada. Uma população inteligente esta suscetível a evolução, melhorias e sucessos.

Autor:

Rodrigo Santana da Silva

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio