19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 29 de março de 2024

Reflexões

…Imagine por um momento que você nasceu em 1900, um ano secular – terminando o século XIX – que apesar de ser divisível por quatro, não é um ano bissexto, pois apenas os anos divisíveis por 400 são bissextos, no Brasil o presidente é CAMPOS SALES, os primeiros imigrantes japoneses chegam ao país, foi um ano comum do século XIX que começou numa segunda-feira, segundo o calendário gregoriano. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 27 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 15 de abril. Segundo o horóscopo chinês, foi o ano do Rato.

…Aos 14 anos, você assiste o início da Primeira Guerra Mundial, todos os horrores, toda a agitação, que só termina quando você tem 18 anos, com um saldo de 22 milhões de mortos.

Logo depois, sem tempo para se recompor do desastre passado aparece uma pandemia mundial, a gripe espanhola (1918-1920), infectando 500 milhões de indivíduos e matando entre 50 e 100 milhões de pessoas. E você está vivo e tem 20 anos.

…Quando você tem 29 anos, sobrevive à crise econômica global que começou com o colapso da Bolsa de Nova York, causando inflação, desemprego e fome. No dia 15 de janeiro nasce Martin Luther King foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968. King é amplamente conhecido pela luta dos direitos políticos através da não-violência e desobediência civil, inspirado por suas crenças cristãs e o ativismo não-violento de Mahatma Gandhi.

…Quando você tem 33 anos, em 30 de janeiro Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha (Reichskanzler) por Hindenburg (a Machtergreifung), sendo o gabinete ministerial em seguida dissolvido por Hitler. E os nazistas chegam ao poder. Seis anos mais tarde quando você já tem 39 anos, a Segunda Guerra Mundial começa outra vez os horrores, as matanças, que só e termina quando você tem 45 anos e com um saldo de mortos em 60 milhões. Sendo que seis milhões de judeus morrem no Holocausto. Além dos horrores “normais de uma guerra” houve os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki, bombardeios estes realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.

Depois de uma campanha de bombardeios que destruiu várias cidades japonesas, os Aliados preparavam-se para uma invasão do Japão. A guerra na Europa terminou quando a Alemanha nazista assinou o acordo de rendição em 8 de maio de 1945, mas a Guerra do Pacífico continuou. Juntamente com Reino Unido e China, os Estados Unidos pediram a rendição incondicional das forças armadas japonesas na Declaração de Potsdam em 26 de julho de 1945, ameaçando uma “destruição rápida e total”.

   Em 13 de maio de 1950, quando você está com 50 anos, então vê uma coisa boa, pois é realizada a corrida inaugural de Fórmula 1, o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de (1950), vencida pelo piloto italiano Giuseppe Farina, da equipe Alfa Romeo. Em 18 de setembro, é Fundada a TV Tupi, em São Paulo, pelo empresário Assis Chateaubriand.

… No dia 21 de abril de 1960, inaugura-se Brasília, a nova capital do Brasil, e você aos 60 anos vai conhecer a nova cede do Governo Federal.

… Em 1964, você assiste a queda de JOÃO GULAR, pelos militares, e começam os incansáveis atos institucionais AI’s (17 no total).

… Em 1969, você assiste pela TV a Apollo 11 posar na lua, foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 69 às 20h17min UTC. Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13h32min UTC de 16 de julho, tendo sido a quinta missão tripulada do Programa Apollo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA).

…Agora vejamos o contraponto, um garoto nascido em 1985 pensa que seus avós não têm ideia de como a vida é difícil, mas eles sobreviveram a várias guerras e catástrofes.

Hoje encontramos todo o conforto em um novo mundo, está certo que no meio de uma nova pandemia.

As pessoas reclamam que, por várias semanas, tiveram que ficar confinadas em suas casas, com eletricidade, telefones celulares, alimentos, água quente e um teto seguro sobre a cabeça. Nada disso existia em outros tempos. Mas a humanidade sobreviveu a essas circunstâncias e nunca perdeu a alegria de viver.

Hoje reclamamos porque temos que usar máscaras para entrar em locais internos, tipo, restaurantes, lojas, e nos supermercados.

Uma pequena mudança em nossa perspectiva pode fazer milagres. Devemos sim agradecer a DEUS, por estarmos vivos, e faremos todo o necessário para proteger e ajudar um ao outro.

Acho que esta mensagem deve chegar a todos e, se você é da mesma opinião, ajude-me a dissimila-la.

Obrigado por existir.

22-04-2022

Autor:

Antonio Henriques Dias Cordeiro

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio