18.3 C
São Paulo
sábado, 20 de abril de 2024

Recicla+ é a grande aposta para reciclagem de vidro no Brasil

Em abril, o Governo Federal lançou o Recicla+, programa que visa reduzir o descarte inadequado dos resíduos e estimular a logística reversa. A proposta é  instituir remuneração aos catadores por meio de Certificados de Créditos de Reciclagem emitido a partir de uma nota fiscal gerada a cada tonelada de resíduo sólido residencial coletado.

Voltado para a reciclagem de plástico e vidro, o programa promete reduzir, em 80%, o custo da logística reversa das empresas geradoras de lixo. A compra desses créditos – previamente gerados pelos agentes recicladores a partir dos coletores – servirá para atingir as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

No Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir+), das 54 milhões de toneladas de resíduos coletados e declarados, apenas 2,98% são frutos da coleta seletiva e, dentre esses, 57,56% são reciclados. Contudo, quando se analisa o cenário nacional, apenas 2,2% de todo o resíduo foi reciclado em 2021.

No mesmo dia em que o programa Recicla+ foi lançado, o Governo Federal publicou um decreto que institui meios para viabilizar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O texto prevê, por exemplo, a redução do número de lixões – prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Mas, a tarefa não será fácil. Isso porque, de todo o lixo coletado, 73% é depositado de forma inadequada. Além disso, há registros de uma grande concentração, especialmente na região Norte e Nordeste. Já São Paulo e a região Sul se destacam por possuírem poucos ou nenhum, como é o caso de Santa Catarina.

Dentre os materiais contemplados no programa, o vidro se destaca por ser 100% reciclável e poder participar do processo inteiro de logística reversa, diferentemente do plástico. Mesmo assim, em números absolutos, 58,5 mil toneladas de vidro foram coletadas em 2020, o que representa 11% de todo descarte urbano sólido.

Sem o alinhamento de todas as pontas dessa operação, não será possível atingir os pressupostos do projeto. O ramo da reciclagem do vidro, no país, ainda enfrenta grandes desafios, tais como o rastreamento das garrafas e a entrega correta delas à reciclagem. Muitos coletores acabam quebrando as garrafas quando é possível ganhar mais por elas inteiras, por exemplo. Aliás, a adesão à logística reversa é algo novo, que demanda tempo, dinheiro e não contemplar todas as recicladoras no país.

O processo de reciclagem é inviabilizado, inclusive,  quando não há o descarte correto desses materiais. Por isso o Plano Nacional de Resíduos Sólidos é tão importante e, infelizmente, implementado tão tardiamente.

No entanto, traçar novas metas e programas funcionam como um estímulo, principalmente para o empresário, que espera que o ciclo seja consistente e sustentável, além de   manter relação direta com os coletores. Estes, também, passam a ser mais valorizados, o que no geral aprimora a produtividade, tão cara ao meio ambiente.

Autor:

Rodrigo Clemente é empreendedor social e fundador da BLZ Recicla, empresa do grupo JVMC que atua em todo ciclo de recuperação do vidro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio