22.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Panorama da franca ascensão da agricultura de rendimento DeFi e seus possíveis percalços

No momento em que o Bitcoin foi introduzido pela primeira vez em 2009, provocou um negócio próspero. O Bitcoin foi fundamental para trazer a tecnologia blockchain à atenção do público. Esse ativo, o conceito da moeda e a tecnologia usada para criá-lo geraram uma série de inovações. Diferentes projetos estão sendo desenvolvidos nos setores de criptomoedas e blockchain, e as empresas estão tentando produzir soluções para uma variedade de casos de uso.

O aumento do desenvolvimento descentralizado de finanças (DeFi) é um desses projetos resultados do crescimento dessas áreas. É uma das mais novas tendências do setor, na qual investidores vem cada vez aderindo mais, na procura de diversificar seus ativos. Um número bastante relevante de empresas, cujo foco está fora da indústria cripto, adotaram o DeFi, devido às características e capacidades que ela fornece. 

Contudo, apesar de sua expansão, várias empresas ainda desconhecem essa tecnologia. O DeFi vem com vários recursos que o tornam uma adição valiosa a qualquer plataforma cripto. As soluções mais populares para emergir do DeFi são em relação ao desenvolvimento da Agricultura de Rendimento.

Afinal, o que exatamente é DeFi?
As finanças descentralizadas referem-se a uma nova era financeira que está se afastando das plataformas financeiras tradicionais ou centralizadas. A DeFi utiliza a tecnologia blockchain e facilita as finanças P2P. Um dos benefícios mais significativos que a DeFi proporciona é que toda transação financeira ocorre por meio de contratos inteligentes. Este recurso remove a exigência de um mediador.

O DeFi também fornece funcionalidades como imutabilidade, transparência, ambiente sem permissão e programação inteligente de contratos. Nos últimos anos, várias melhorias foram feitas na forma como a tecnologia foi implantada no espaço cripto. Usando o Dapps como base para a construção de uma rede blockchain, é possível criar um projeto blockchain com recursos especiais. Essas características aumentam a eficiência do Dapps.

O que é Agricultura de Rendimento?
A agricultura de rendimento em DeFi é um conceito familiar onde os ativos cripto existentes são usados para ganhar outros ativos cripto adicionais. Isso é feito por empréstimo ou estaca desses ativos. A agricultura de rendimento aqui funciona semelhante aos sistemas financeiros tradicionais onde alguém investe dinheiro e ganha juros.

Um usuário pode colocar seus ativos digitais para trabalhar através da Yield Farming em DeFi. Ao fazer isso, o usuário ganha recompensas como juros ou uma taxa. As recompensas variam de acordo com o número de ativos envolvidos e o projeto em que o usuário está trabalhando.
Além disso, o dinheiro de uma plataforma de agricultura de rendimento DeFi depende do protocolo do projeto. Os usuários podem passar livremente de um protocolo para outro e aumentar suas chances de ganhar recompensas adicionais.

Os aplicativos DeFi fornecem liquidez às plataformas, o que beneficia os projetos blockchain no site. Alguns exemplos de recompensas para a Agricultura de Rendimento em DeFi incluem taxas de empréstimo, tokens de pagamento e o custo das etapas. Usuários que mantêm seu criptoativo em uma plataforma usando contratos inteligentes podem ganhar juros recorrentes por um período limitado.

Componentes importantes da agricultura de rendimento de DeFi
Liquidez – Este termo refere-se à conversão de ativos em dinheiro. A compra e venda de ativos garantem que o mercado se torne mais competitivo.

Pool de liquidez – Este termo refere-se ao token ou pool de ativos que oferece melhores retornos aos usuários. Os pools de liquidez são contratos inteligentes que carregam o ativo e a negociação de instalações através de provisão de alta liquidez. Essas opções são benéficas para as plataformas de agricultura de rendimento DeFi para fornecer a liquidez necessária em várias criptomoedas.

Os provedores de liquidez apostam seus ativos nos pools e recebem recompensas geradas pela plataforma. A plataforma fornece essas recompensas gerando taxas. Alguns pools de liquidez recompensam os usuários na forma de vários tokens. Os usuários podem juntar esses tokens em outros pools de liquidez e ganhar recompensas maiores. Os melhores exemplos desse tipo de pool de liquidez são Uniswap e Balancer. Essas plataformas têm recompensas extensas para os provedores de liquidez para adicionar seus ativos.

Provedores de pool de liquidez – O processo de agricultura de rendimento não pode ocorrer sem provedores de liquidez. Eles são os usuários que apostam e investem seus ativos no pool de liquidez. Eles também são conhecidos como fabricantes de mercado, visto que fornecem o que vendedores e compradores precisam negociar.

Por que o DeFi é adequado para a agricultura de rendimento?
A DeFi opera em um código que é executado na infraestrutura descentralizada do blockchain. Esse processo é oposto a um sistema financeiro tradicional que depende de uma infraestrutura centralizada. A ideia de produzir agricultura no desenvolvimento de DeFi surgiu por causa das finanças descentralizadas. A natureza descentralizada da DeFi garantiu que nenhuma entidade central fosse obrigada a fornecer capital semente. Assim, as criptomoedas disponíveis na plataforma vêm de provedores de liquidez e credores. Essas plataformas permitem transações financeiras e cobram uma taxa nominal para cada uma delas.

A agricultura de rendimento no DeFi aproveita muitos recursos de blockchain e oferece vários benefícios para os usuários. A agricultura de rendimento de DeFi desbloqueia a liquidez, suporta os sistemas econômicos padrão e aumenta a segurança financeira. Listadas abaixo estão as principais características que a DeFi tem que o tornam ideal para a realização da agricultura de rendimento.

  • Imutabilidade
  • Interoperabilidade
  • Transparência
  • Sem permissão
  • Programação
  • Auto-custódia

Benefícios para produzir agricultura em DeFi
A agricultura de rendimento de DeFi vem com vários benefícios para o usuário. Eles estão:

A interface do cultivo de rendimento é simples e acessível
Os investidores normalmente dependem de vários aplicativos para acompanhar seus investimentos. No entanto, a maioria dos programas de agricultura de rendimento exige uma curva de aprendizado íngreme, mas as interfaces do DApp são intuitivamente fáceis de usar.

Alta interoperabilidade
Um dos muitos pontos positivos da indústria DeFi é sua adaptabilidade. Alguns sites transferem automaticamente a criptomoeda de uma plataforma para outra. Esse benefício possibilita que os usuários ganhem melhores investimentos.

Começar é fácil para qualquer um
A interoperabilidade associada às plataformas DeFi e o seu desenvolvimento torna possível que qualquer pessoa comece a produzi-la. Tudo o que é necessário é uma carteira de criptomoedas e alguns ativos financeiros.

Retorno do investimento
Os usuários que investem seus ativos cripto ganham recompensas significativas por seu investimento.

Sem mais enrolações
A agricultura de rendimento ganhou muita atenção como uma das formas mais lucrativas de investimento em criptomoedas. Essa atenção levou ao aumento do desenvolvimento de plataformas de rendimento à medida que as indústrias se esforçam para lançar sua própria plataforma, com benefícios. O aumento da aderência de criptomoedas pelos usuários faz da agricultura de rendimento a escolha preferida de investimento para muitos fora da bolha da cripta esfera.

Todos os dias, vemos um tremendo crescimento no DeFi. Esse crescimento se deve à participação de investidores entusiasmados e detentores de ativos criptográficos. A agricultura de rendimento em DeFi tem um futuro promissor, visto que também fornece um número crescente de práticas para arrecadar dinheiro para o curto e longo prazo.

As pessoas agora têm o benefício de investir diretamente na agricultura de rendimento de DeFi ou se engajar no seu desenvolvimento. Existem diversas empresas e indústrias especializadas no desenvolvimento de plataformas de rendimento DeFi. Qualquer pessoa pode utilizar seus serviços e capitalizar através dessa incrível tendência.

Autor:

Adriano da Silva Santos é um jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina. 
Adriano Silva  (@_adrianossantos) / Twitter 
Adriano Silva | LinkedIn 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio