17.2 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

O abuso do direito de liberdade de expressão nas mídias sociais

As redes sociais revolucionaram os comportamentos humanos, trazendo novas perspectivas para o convívio em sociedade, embora sejam inúmeras as vantagens que o uso da internet oferece pelos meios dessas redes sociais, existem diversas situações de risco e a cada dia surgem novos conflitos que se apresentam aos usuários. Dentre essas transformações pode- se mencionar o abuso e o uso desenfreado que o direito de liberdade de expressão está sendo utilizado em um mundo interligado pelas redes sociais.

Nos últimos anos, os casos de abusos de liberdade de expressão cresceram em uma proporção sem igual. Em um mundo extremamente conectado, um vídeo e/ou uma frase por exemplo podem aflorar ideias, opiniões e instigar aqueles que têm pensamentos intolerantes, sejam eles por motivação religiosa, ideologia ou étnica.

Nesse sentido, cuida este trabalho analisar como o uso abusivo do direito à liberdade de expressão, é potencializado com o acesso as redes sociais, que por um lado reduzem a interação direta entre as pessoas que passam a ser produtores de mensagens e não apenas receptores, que acabam por potencializarem a rápida publicação de conteúdos ferindo o direito de expressão. Para tanto este estudo, será realizado por meio de artigos e também por reportagens que foram feitas sobre o caso “Monark” veiculadas no portal de notícias UOL e G1.globo, no mês de fevereiro de 2022.

Autor:

José Kaio Oliveira Macedo

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio