20.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 de março de 2024

Médico fala das principais dúvidas apontadas por grávidas e tranquiliza as futuras mães

A profissional de marketing Amanda Rodrigues, 36 anos, está a caminho do nono mês de gestação. Ela já pôde ver a Júlia na ultrassonografia 3D/4D e se emocionar com suas feições. Com uma gravidez planejada, Amanda espera a chegada de sua filha de forma segura e bem orientada. “Ver minha filha foi maravilhoso. É importante saber que ela é saudável. Não há presente melhor para a mãe. Sou mãe de primeira viagem, cheia de ansiedade”, contou.

Diferente de Amanda, nem sempre as mulheres sabem por onde começar a perguntar, como preparar a chegada do bebê e sanar as dúvidas. Para orientar as gestantes, o Dr. Heron Werner, especialista em ginecologia, obstetrícia, ultrassonografia e medicina fetal do Alta Excelência Diagnóstica, pertencente à rede Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, preparou uma série de orientações e respostas às dúvidas das mamães e futuras mamães.

Ele destaca os primeiros passos essenciais para quem deseja uma gravidez.  “A melhor forma é procurar um médico ginecologista e obstetra que irá fazer a avaliação médica e a pesquisa de possíveis alterações que possam causar o aparecimento de doenças durante a gestação. Ele vai recomendar também a procura de profissionais para orientar alimentação, prática adequada de exercícios físicos e possíveis mudanças de hábitos”, explica o médico.

Vacinas, doenças, o Zika vírus e as precauções a serem tomadas também foram pontos focados pelo especialista. “Sabemos que o Zika, por exemplo, assusta. A melhor forma é evitar a proliferação do mosquito vetor da doença, mas falhando, devemos evitar a picada protegendo a pele, deixando-a menos exposta possível e utilizar repelentes à base de Icaridina, (sempre os registrados na ANVISA). Ficar atenta e evitar viajar para regiões com alta nos números de casos é o ideal”, explica Dr. Heron. “É importante, durante a gestação, pretas atenção nas particularidades desse período. A vacinação é uma ferramenta crucial para saúde e prevenção de doenças”, completou o médico da Alta Excelência Diagnóstica.

O amparo social e afetivo também é fundamental. “A gestação é um período em que a mulher se sente vulnerável e a forma mais efetiva de diminuir a ansiedade e a sensação de vulnerabilidade é o apoio da família. Além disso, permite a todos vivenciar e participar da evolução da criança, proporcionando o fortalecimento dos laços familiares e consequentemente maior segurança para a vida futura do bebê”, destaca o médico.

Dr. Heron coordena, na PUC-Rio, um projeto em parceria com a Dasa, que permite a impressão em 3D dos fetos, para que as mães deficientes visuais tenham a experiência de tocar as feições de seus filhos.

Esclarecimentos para quem está grávida ou deseja ser mãe:

Sobre as vacinas: A vacinação é uma ferramenta importante para saúde e prevenção de doenças. A vacina contra a Hepatite B deve ser aplicada na gestante que não foi imunizada anteriormente; a vacina de difteria, tétano e coqueluche de ser aplicada em toda gestante, preferencialmente entre a 20ª e 36ª semana e a Influenza, vacina contra a gripe, é recomendada para todas as gestantes.

Outras vacinas podem ser consideradas de acordo com situações específicas, como risco de exposição ou situação epidemiológica da região e deverão ser indicadas pelo médico assistente.

Diagnóstico 

A ultrassonografia é um método complementar importante no auxílio ao diagnóstico de miomas, da adenomiose e da endometriose. Embora seja possível diagnosticar focos de endometriose e adenomiose nos exames de ultrassonografia de rotina, quando existe suspeita após a avaliação clínica por especialista, é possível realizar um estudo ultrassonográfico específico para o diagnóstico de endometriose e adenomiose.

Nesse exame, a paciente é submetida a um preparo específico para a sua realização e a técnica do exame é diferente da ultrassonografia de rotina. A utilização do 3D nesses casos ajuda a analisar a interface entre o endométrio e o miométrio. Pode ser também utilizado para avaliar o volume uterino e analisar as paredes do útero. Quando possível, o 3D também pode auxiliar na compreensão das lesões em relação às estruturas como peritônio, alças intestinais, ureteres e vagina, além de auxiliar o médico a planejar uma possível intervenção cirúrgica.

Autora:

Jaqueline Pimentel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio