22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Educar é preciso

Dedicado a Adriana Maria de Oliveira Cordeiro

Mãe e esposa amorosa

A criminalidade no Brasil vem crescendo assustadoramente nos últimos nos, e isso com certeza prejudica a todos, algumas pessoas dizem que é por falta de “educação” outros dizem que é por falta de “segurança”.

Acredito que não podemos colocar a culpa no Sistema Público de Segurança, basta ver o jornal que podemos constatar as inúmeras “operações” policiais que as policias Civis, Militares e Federal realizam diuturnamente pelo Brasil afora, o Sistema Prisional está lotado, sinal de que a Policia está fazendo o seu papel, juntamente com o Poder Judiciário.

Por outro lado, se analisarmos os “autores de delitos violentos”, vamos constatar que em sua maioria possuem um baixo nível de escolaridade, demonstrando que a violência está ligada diretamente a esta questão.

A educação no Brasil, não tem sido prioridade dos nossos governantes. Não interessa a eles investir na educação, pois se torna mais fácil manobrar as pessoas incultas, além disso, a escola pública é pouco valorizada, principalmente pela sociedade.

Investir na educação é, com certeza, um péssimo negócio. Isso na cabaça dos nossos governantes, pois eles não investem o que é determinado pela constituição. Investir na educação, no modo de pensar deles, é jogar voto fora, pois escolas não dão votos, e são os votos que os políticos querem. O interesse maior de nossos políticos são as obras ligadas ao lado social, do tipo saneamento básico, pavimentação de vias publica, pavimentação de estradas e outros, deixando de lado os princípios básicos de uma sociedade que é, Educação, Saúde e Segurança.

Além disso, torna-se mais fácil manobrar uma sociedade inculta, que desconhece seus direitos, e sendo menor a cobrança em cima de quem lhes deveria dar assistência.

Más o próprio povo, tem sua parcela de culpa, pois desvalorizam a escola pública, depredando-as e muitas vezes o simples fato de não matricular seus filhos, isso prova que o povo tem sua culpa implícita em ações que poderiam ser evitadas.

Muitos alunos matriculados em escolas da rede pública, não frequentam as aulas assiduamente, não cumprindo assim com as obrigações de aluno. Mas se estes alunos estivessem em uma escola particular, com certeza não faltariam às aulas e seriam estudantes exemplares e cumpridores de seus deveres escolares.

Diante da afirmação de que “A educação no Brasil, não tem sido prioridade dos nossos governantes”, o que podemos observar é que eles (os governantes) simplesmente ignoram as nossas necessidades básicas nos deixando a mercê de nossa própria sorte. Aos meus olhos, os Governos – Estadual, Municipal e Federal – deveria investir mais em educação de qualidade, começando na primeira infância, dar mais apoio aos professores, qualificando melhor para que possam e porque não, educar melhor.

Autor:

 Henriques Cordeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio