17 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Como acertar no décor do hall de entrada e impressionar os visitantes

A arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, aborda os pontos principais para transformar o espaço em apartamentos e casas 
No projeto da arquiteta Ana Rozenblit, a parede do hall de entrada foi revestido com porcelanato, que emula a aparência do mármore e que se estende para cobrir o bloco formado pelo aparador. O LED vertical e a serralheria trazem um ar moderno e sofisticado para complementar o espelho, deixando o ambiente ainda aconchegante l Foto: Kadu Lopes
Se a primeira impressão é a que fica, ter um hall de entrada decorado de forma elegante, aconchegante e receptiva é a fórmula certa de sucesso. Esse espaço é a primeira acolhida dos visitantes e moradores, por isso é fundamental prestar a devida atenção aos detalhes. A arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, dá dicas sobre como introduzir um décor que dialogue com o décor dos ambientes e que atenda às necessidades dos moradores. 

Harmonizar o estilo do hall com a sala de estar é fundamental para integração na casa. “Sempre recomendo levar em consideração as dimensões e o impacto que o morador deseja causar ao receber alguém na sua casa”, diz Ana. Para tanto, ela sugere trabalhar a decoração com objetos atrativos que acrescentam vida ao espaço, como tapetes, sapateiras, sapateiras, espelhos e flores – que contribuem para renovar a aparência do caminho que abre passagem aos ambientes residenciais. Como decorar o hall de entrada
Com paredes revestidas de madeira, do piso ao teto, a arquiteta ainda incluiu uma grande faixa de espelho, capaz de duplicar o tamanho do espaço. O pequeno aparador, preso no painel, serve de suporte para chaves, objetos e vasos l Foto: Kadu Lopes
Por ser um local de passagem, liberar o ambiente de obstáculos é um grande ponto a ser analisado. “O hall precisa ser confortável e com um layout que não faça as pessoas esbarrarem em nada“, analisa a arquiteta. Para tanto, ela sugere investir em peças de design, aparadores, esculturas e quadros. “Pensando no visual, podemos trabalhar com luminárias decorativas, espelhos, papel de parede e outros recursos que nos permitirão alcançar os anseios dos moradores”, complementa. 

Por outro lado, se a intenção foi desenvolver uma atmosfera mais intimista, Ana afirma que gosta de lançar mãos de itens como livros e plantas, portas de entrada com cores diferenciadas e frisos, além de adicionar elementos que transmitam as sensações do bem receber. Junto com iluminação, recursos que dêem movimento a quem olha são bastante oportunos no hall de entrada. “Os revestimentos, móveis e acessórios com formas mais sinuosas e curvas são ideais para alcançarmos esse propósito“, releva. 

Ainda sobre o mobiliário, ela enfatiza que as peças selecionadas são primordiais para transmitir o que é possível realizar nessa área. Em sua visão, o hall de entrada tanto pode imprimir o estilo da área social da casa, seguindo uma linguagem uníssona, ou causar uma impressão diferente, tornando-o um ambiente à parte.  
Casa x apartamento: há diferença no hall de entrada?
Neste apartamento contemporâneo e minimalista, o escritório Spaço Interior utilizou um grande espelho para dar amplitude. Acompanhando a parede onde foi instalado um belíssimo quadro, da artista plástica Gigi Monteiro, o banco de design foi incluído para deixar os sapatos antes de entrar em casa l Foto: Kadu Lopes
Apesar de não haver diferenças distintas entre o hall de entrada de apartamentos e casas, o ponto determinante a ser analisado é se a planta foi planejada para ter um espaço dedicado para o hall (ou não). Em casas, esse cômodo, que antecede a sala, normalmente só é encontrado em grandes construções residenciais. “Nos apartamentos, o elevador dá acesso diretamente ao hall, tornando-se padrão. Em uma casa, ele pode ter uma dimensão maior, formato diferenciado e ser mais personalizado”, explica a profissional.

Mas, mesmo que o seu lar não disponha de um layout com um hall de entrada propriamente dito, é possível dedicar um pequeno espaço na região da porta de entrada para fazer as vezes do ambiente. 

Hall pequeno
Um hall de entrada pequeno não é motivo para deixá-lo sem funcionalidade e com as paredes brancas. A arquiteta Ana Rozenblit explica que um dos primeiros pontos pensar no projeto luminotécnico: com as peças certas, alinhadas com as cores das paredes e os itens de decorativos apropriados, o cantinho pode receber a adição de um espaço extra. “Com uma iluminação convidativa, o hall despertará o desejo de entrar e se sentir em casa“, argumenta. A área também pode ser aproveitada para a instalação de uma estante de livros, expor um gallery wall, bem como ganhar amplitude com a colocação de espelhos. 

Hall grande
Espaços maiores podem se traduzir como frios e pouco convidativos. Por isso, Ana sugere criar um local dedicado para acomodar bolsas, sapatos e guarda-chuvas e se houver possibilidade, a inserção de um par de poltronas coopera para introduzir um estilo mais familiar. 

Quanto à iluminação, opte por pendentes ou lustres especiais para destacar o ambiente, uma forma de reforçar o estilo escolhido para decorar o espaço e causar uma ótima e marcante impressão para quem entra na residência.  

Sobre Spaço Interior
Presente há 24 anos no mercado de arquitetura e decoração, a Spaço Interior Arquitetura tem no comando a arquiteta Ana Rozenblit. O escritório realiza dezenas de projetos por ano, que vão desde pequenas reformas até casas completas. As maiores inspirações da arquiteta vêm dos desafios propostos em cada obra. Sempre atenta às novidades do mercado e às necessidades do cliente, desenvolve soluções criativas e inusitadas para imóveis dos mais variados tamanhos.  

Autor:

Lucas Janini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio