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quarta-feira, 24 de abril de 2024

O lúdico no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista

O presente trabalho discute a respeito da adoção da metodologia lúdica no processo de ensino inclusivo, especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista, como uma das práticas educativas para as crianças. No ambiente escolar confronta-se muita diversidade em relação ao aprendizado, especialmente quando se fala em educação inclusiva, ou seja, educação voltada para crianças com necessidades especiais, pois cada criança possui uma necessidade diferente de ensino. Através da inserção do lúdico nesse ambiente, nota-se uma igualdade no aprendizado, realizando as atividades pertinentes à faixa etária das crianças. Tendo como base os educadores renomeados na área educacional, psicológica e social para compreender o universo ao quais as crianças estão inseridas e as influencias no aprendizado. Definindo que a alteração no ambiente escolar é uma estratégia relevante para melhorar o ensino nas escolas, facilitando de tal forma as condições de aprendizagem. Ressaltando que as melhorias na área pedagógica também favorecem a inclusão nas salas de aula, principalmente para os alunos que apresentam elevado grau de dificuldade, facilitando o aprendizado como um todo. Essas alterações possibilitam excelentes resultados nas práticas educativas, e favorecendo o rompimento de velhos conceitos que a educação era apenas através do clássico quadro negro e do giz.

Palavras-Chave: Educação inclusiva. Necessidades especiais. Metodologia lúdica.

Autoria:

Jucelene Kade

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