21.5 C
São Paulo
sexta-feira, 29 de março de 2024

Notas em Cores e a importância da linguagem de sinais

O projeto Notas em Cores, do Instituto Olga Kos, que oferece oficinas de artes plásticas, reforçou os propósitos que o estruturam e que tem como prioridade a inclusão, ao contar, nesta oficina, com a presença de uma intérprete de Libras.

Na égide da inclusão estão todos, sem exceção, por isso é condição sine qua non a presença deste profissional nas oficinas. Trata-se de um fator que permite o entendimento de que para agregar todos, é necessário que haja sensibilidade às singularidades e demandas de cada participante.

Assim, o projeto que é composto por uma equipe multidisciplinar, contou com o apoio do intérprete de Libras que além de traduzir as atividades das oficinas, pôde interagir com todos os beneficiários e ensiná-los sinais básicos do idioma. E mesmo os beneficiários que não dependiam especificamente de suas interpretações, puderam aprender mais sobre a linguagem de Libras.

Ou seja, a ideia era acolher o eventual participante que tivesse deficiência auditiva e permitir que todos os inscritos tivessem esta vivência com a linguagem de sinais.

O objetivo era, ainda, incluir todos os beneficiários no conhecimento gestual que envolve a comunicação feita através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Neste contexto, é importante destacar que no IOK há beneficiários que se tornaram instrutores e coordenadores porque a busca da autonomia é o foco central das atividades do departamento de artes e esportes da instituição.

Para tal, a barreira comunicacional é uma das primeiras que precisa ser transposta. Os inscritos nas oficinas do IOK são acolhidos e também acolhem, são incluídos e incluem, aprendem e ensinam, portanto, multiplicam o propósito da inclusão.

No mais, aprender Libras propicia a integração e a legislação brasileira, inclusive, já prevê a presença de intérpretes de Libras em instituições públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio