22.3 C
São Paulo
quinta-feira, 23 de maio de 2024

Professor e Poeta lança livro com temáticas instropectivas

O livro “Devaneios d’um Poeta”, do professor e poeta Renato Cardoso, é o segundo volume, que tem como subtítulo “O Rosto do Poeta”. O poeta aborda temáticas introspectivas, que levam o leitor a refletir, associando assim o estilo dos poemas ao subtítulo da obra.

Segundo Renato: “Trabalhei no livro desde a sua criação, passando pela diagramação, na qual tentei ousar e fazer algo mais atual, tendo influências do Concretismo e da atualidade. Nele, o leitor encontrará temáticas que levam os poetas a refletirem, como: amor, fé, vida, pessoas, entre outros, distribuídas em cordéis, trovas, pensamentos e poemas. Uma obra que levou 14 anos para ser concluída. Foi tudo pensado com muita calma e cuidado”.

Esse é o primeiro livro, de uma sequência de livros, que o professor pretende lançar ao longo dos anos de 2022 e 2023. Marcado por projetos e coletâneas, Renato Cardoso ficou conhecido pelo ativismo cultural no município de São Gonçalo, no qual se dedicou nos últimos 12 anos. Projetos como Diário da Poesia (evento multicultural gratuito e mensal), Diário Itinerante (projeto que levava o incentivo à escrita e à leitura gratuitamente as escolas), Juventrova (projeto ligado a União Brasileira de Trovadores, no qual fez a coordenação nacional nos anos de 2018 e 2019) são marcas do professor e poeta.

“Depois que lancei o volume I em 2008, criei o Diário da Poesia e passei a me dedicar a um trabalho exclusivamente coletivo. Até 2019, quando as atividades do grupo cultural foram encerradas, editorei e organizei cinco coletâneas, entre prosa e poesia, com os poetas locais e nacionais (selecionados por 2 concursos de poemas), foram mais de 200 poetas publicados nesse período.  Além disso, mais de 150 jovens de 8 a 17 anos tiveram seus poemas e suas trovas publicados em dois livros vinculados aos projetos Juventrova e Diário Itinerante” – fala o professor.

No próximo dia 18 de março, ao vivo, às 19h30, o poeta fará o lançamento virtual do livro “Devaneios d’um Poeta II – o rosto do poeta” pelo canal Literaweb no YouTube. O evento será aberto ao público, onde o professor, além de apresentar a obra, conversará com o público telespectador.

“Com a pandemia, o virtual cresceu exponencialmente, levando obras e artistas a diversos pontos do mundo com um simples vídeo. O livro já teve seu lançamento presencial em fevereiro deste ano, mas não poderia parar só por aí. Então, resolvi fazer, também, um lançamento virtual, que proporcionasse a interação com as pessoas que não puderam comparecer ao lançamento, além de poder divulgar o livro para outras pessoas espalhadas pelo Brasil” – conclui o poeta.

Quem quiser adquirir o livro “Devaneios d’um Poeta II – o rosto do poeta”, basta entrar em contato com o próprio autor pelo WhatsApp (21) 994736353, pelo Instagram: @professorrenatocardoso ou pelo e-mail: professorrenatocardoso@gmail.com.

Serviço:
Dia 18.03.2022

Horário: 19h30
Local: Canal Literaweb no Youtube.

Autor:

Professor Renato Cardoso

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio