21 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Antologia “Elos da Língua Portuguesa” Vol. II e sua homenagem à Guiné-Bissau

A antologia Elos da Língua Portuguesa chega à sua segunda edição e presta homenagem à República da Guiné-Bissau. Em primeiro lugar, vale lembrar que o país africano é um dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Do mesmo modo, além de Guiné-Bissau, fazem parte da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A antologia é uma iniciativa da Academia Brasileira dos Escritores (ABRESC), da Associação Portuguesa de Poetas (APP) e da Tertúlia Lusófona.

Atualmente, estima-se que 250 milhões de pessoas em todo o mundo falam português. Sendo que o Brasil corresponde à cerca de oitenta por cento desse total. Como resultado dessa relevante participação é que surgiu a Tertúlia Lusófona.

Tertúlia Lusófona

A Tertúlia Lusófona foi fundada em 2017, na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo. Fruto dos sonhos da escritora e professora psicopedagoga rio-pretense Samira Aparecida de Camargo (que ocupa a presidência do projeto) e do seu amigo português Armando Ribeiro, nomeado Presidente de Honra da instituição. O projeto Tertúlia Lusófona possui como objetivo manter viva a Língua Portuguesa nos filhos de imigrantes em qualquer parte do mundo.

Meu sonho é levar a Língua Portuguesa para os filhos de imigrantes lusófonos.”, almeja Samira. Desse desejo, nasceu a ideia da antologia Elos da Língua Portuguesa.

Antologia “Elos da Língua Portuguesa”

Segundo o site da ABRESC, o projeto Elos da Língua Portuguesa está previsto para um período de dez anos. Consequentemente, dez volumes. Nesse sentido, o primeiro volume da antologia foi publicado em 2018 e contou com diversos autores portugueses e brasileiros. O objetivo principal do volume de estreia foi reunir textos e culturas, valorizando a transversalidade da língua portuguesa. Bem como unir o mundo lusófono em elos de amizade, dando origem ao título. Na ocasião do lançamento, todos os nove Estados-Membros da CPLP foram homenageados. Entretanto, do segundo volume em diante, a antologia buscará agraciar cada uma dessas nações individualmente. Assim, o segundo volume lançado em 2022 traz Guiné-Bissau como homenageado.

A partir do segundo volume, será homenageado cada um dos nove países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial, uma vez que dos diversos objetivos do projeto, um dos mais significativos seja o de difundir a importância da Língua Portuguesa pelo mundo, ao mesmo tempo em que aborda a importância da Língua Portuguesa como Língua de Herança, e o papel do migrante e a riqueza cultural que os falantes de português encontraram em intercâmbios dessa natureza.

Escritores envolvidos

Cerca de oitenta autores foram reunidos nesse segundo volume. Dentre eles, escritores brasileiros como Ana Cecília Porto, Laura Flôres, Políbio Alves, Rafael Caputo, Solange Rabelo, entre outros. Além de autores portugueses, angolanos, moçambicanos etc. Todavia, a organização do projeto acontece pelas mãos talentosas da escritora Samira Camargo e sua equipe. “Sinto-me orgulhoso por fazer parte desse projeto e de poder estreitar o relacionamento com outros escritores. Principalmente, de diversas nacionalidades. Sem falar na chance de alcançar novos leitores do outro lado do oceano. É perfeito!“, revela Rafael Caputo, um dos escritores que representam o Brasil na antologia.

Desse modo, trata-se de uma excelente oportunidade para escritores que buscam maior visibilidade, sobretudo internacional. Interessados em participar dos próximos volumes podem acessar o edital da antologia no site da ABRESC.

Sérgio Machado
Sérgio Machado
Crítico literário e ensaísta. Colunista do Jornal Tribuna. Fã de ficção científica e contos distópicos. Pai da Juliana e do Asimov (um gato metido que adora caminhar pelo teclado enquanto estou trabalhando). Contato: machadoliterario@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio