21 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Será o mesmo destino?

Para fazemos está analise, é preciso identificar um pouco sobre as origens de cara indivíduo na pauta, começando com Ciro Gomes, nascido em Pindamonhangaba/SP no ano de 1957, foi criado em Sobral/CE, se formou em advocacia, mas teve um grande desempenho na política, foi Secretário da Saúde e Deputado Estadual do Ceará (1983 – 1989), se tornou prefeito de Fortaleza (1989 – 1990), depois foi Ministro da Fazenda e Ministro da integração Nacional, com Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva em tempos distintos.

Foi mais de 20 anos na contribuição e no desenvolvimento da nossa nação brasileira, que ajudou a construir a base da nossa sociedade, Ciro Gomes é um exemplo de transformação e mudança, Ciro Gomes é a possibilidade de acontecer o novo, isto significa o caminho para evolução dos nossos modelos de vida.

Visando o modo coletivo, traz a oportunidade de debater, conversar e buscar a solução profunda da nossa realidade, a seriedade que se expressa em Ciro já é uma forma segura de aprender um com outros e sabemos que todos fazemos parte de Deus, podemos dizer ser uma nova formação abstrata, que mostra uma segurança palatável e expressiva.

Cada indivíduo tem o seu prisma que observa e analisa severamente as relações ou teu a redor, com isso abrimos meios para a busca da resolução, para a concordância e a conclusão.

Ser revolucionário é despertar para fazer a diferença, e o despertar vem de dentro, para que não possamos padecer no velho, Ciro Gomes tem a visão de alta percepção humana, além de trabalhar com fatos, ele também rompe as barreiras com a sua verdade adquirida através da experiência vivida.

Dirigimos os nossos pensamentos para Dr. Eneias Carneiro, ele foi uma pessoa dotada de inteligência fora do normal, considerado um gênio na década de 80, Dr. Eneias Carneiro nasceu em Rio Branco no Acre, formou em medicina no ano de 1965 e iniciou sua formação acadêmica, teve a oportunidade de trabalhar sendo professor, tendo em mãos o conhecimento da Matemática, a física, a química, a biologia e a filosofia.

Eneias Carneiro foi um conservador contra o liberalismo, as privatizações e também o comunismo que havia crescendo, é notório dizermos que ele foi um nacionalista, ou seja, acreditava que a felicidade viria através do estado forte e intervencionista.

A polêmica era um traço muito marcante em sua trajetória, porque assustava a elite e dava a esperança para o povo, hoje temos um acervo maior de informações, tais quais que naquela época de eleições não teria, graça a tecnologia, temos o poder do discernimento para não cair novamente em outro golpe e contragolpe de estado.

Sendo temido, odiado e admirado por vários com sua verdade que se construiu sobre anos de estudos, tanto que foi eleito com um recorde de votos para Deputado Estadual em 2006 no estado de São Paulo, Dr. Eneias foi marcado por uma personalidade forte, com objetivo comum, lutar contra os preceitos preestabelecidos e sobrepostos, para garantir os diretos dos demais, um visionário que olha para a população, não com a crítica destrutiva, mas sim construtiva, que carrega a sua verdade densa e verídica das situações eminentes e busca solução ou explicações.

Dizia ele que “quem quer dirigir o país, tem que ser uma pessoa preparada”, este preparo significa saber lidar com adversidade, ele tinha o olhar de esperança para a formação educacional, pois para ele o conhecimento te liberta.

Também indagava que o indivíduo onde dever governar o país, precisa ter uma compreensão profunda da realidade social do Brasil, ou seja, um indivíduo que tenha a visão panorâmica e tenha adquirido uma noção de conteúdo formidável na formação humanística.

Ambos escreveram seus livros que dá centralidade na questão que devemos debater, uma delas é a crise política e econômica, Ciro Gomes criou o “Projeto Nacional: O dever da esperança”, em sua palavra este livro: “É minha contribuição a uma reflexão inadiável sobre o Brasil, as raízes de seus graves problemas e as pistas para solução”, ou seja, este livro oferece um roteiro de trabalho para desenvolver o Brasil, a esperança, a possibilidade de votarmos a acreditar na política como uma forma de chegar a um futuro melhor.

Vejo uma busca eminente e importante, trazendo a realidade e a necessidade profunda de organizarmos, para que as forças criadoras não nos distinguem ou para que não ocorra a extinção em massa da nossa espécie humana.

Além de ser um portal para várias reflexões reais e surreais, abrem o campo filosófico e coloca em ação o pensamento que devemos trabalhar.

Numa visão mais profunda é um trabalho técnico, construtivo e coletivo, atrelado a realidade global e consumista com as necessidades humana, o sociólogo polonês Zuymunt Bauman utilizou o conceito de “Modernidade liquida”, onde que dizia que “nós temos recursos suficientes para satisfazer todas as necessidades humanas, mas não temos recursos suficientes para satisfazer a ganância humana”, quando eu falo que Bauman tem razão, ela ultrapassa todos os sentidos universais como uma mensagem de alerta.

Já Dr. Eneas Carneiro lançou um livro intitulável, em poucas palavras é facial notar a semelhança e o traço do destino novamente e a única diferença é que ambos vivem em tempos diferentes, meu objetivo não é se aprofundar nas questões políticas e administrativas, mas sim no sentido literário e utópico.

Está é a incrível oportunidade de juntarmos forças, com diz Mário Sergio Cortella, “se correr o bicho pegar, se ficar o bicho come e se juntarmos o bicho some”, sobre está responsabilidade é como Clovis de Barros Filho nos passa, “é este o abacaxi que temos de descascar”.

Concluímos estamos a um passo para nossa evolução, que possamos trabalhar com um objetivo comum, então é preciso despertamos, para que as novas gerações têm um lugar para viver, senão tudo que construímos será perdido e apagado. Mensagem final: temos que construir uma ponte diante do abismo e continuarmos os nossos legados diante da vida, temos que ajudar o Ciro Gomes, depois não adiantará chorar pelo leite derramado, usando um ditado popular que é óbvio.

Autor:

Vinícius Conceição Borges; Escritor, Estudante de Filosofia e Utópico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio