19.8 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Análise de mercado: fatores que podem influenciar os negócios em 2022

Curitiba, PR 20/1/2022 – Um diagnóstico empresarial ajuda grandes empresas a entenderem seu histórico de resultados e potenciais de expansãoQuais as tendências para o crescimento do empreendedor no cenário brasileiro atual em que está inserido?

Há um ditado que diz que o pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas. Em 2022, o cenário socioeconômico, que inclui novas variantes e a pandemia que ainda persiste, a votação de reformas, eleições e novas tecnologias, é indicativo para as empresas monitorarem bem cada detalhe e ajustarem constantemente as estratégias. Esta prudência pode ajudar negócios a se destacarem no mercado. E, a previsão destes fatores, também antevê a possibilidade de as empresas estarem preparadas para algumas tendências.

Comportamento do consumidor e transformação digital

A previsão de intenção de compras é menor em 2022, em comparação com os últimos dois anos. Isso quer dizer que o dinheiro do consumidor estará cada vez mais disputado. Para conquistar esse cliente, uma das mudanças necessárias é a transformação digital tanto no atendimento como no processo de venda. Um exemplo é o WhatsApp, que é a forma de contato preferida por consumidores.

Um site com catálogo de preços também é outra tendência. O consumidor quer fazer pesquisa de preço pela Internet sem precisar interagir com o vendedor e tem cada vez mais pressa no atendimento, mesmo em lojas físicas.

Comércio eletrônico e inovação permanente

A opção do e-commerce se torna cada vez mais essencial para vários segmentos e novas maneiras de demonstrar o produto online chegam com força, até mesmo em um novo ambiente anunciado, como Metaverso, que reúne realidade virtual e realidade aumentada. O marketing online se torna um grande impulsionador, a mente fica digital, busca velocidade, praticidade e objetividade. Agilidade é a palavra de ordem para o consumidor 3.0. Vale lembrar, no entanto, que esses avanços tecnológicos vêm acompanhados de um rigor maior na segurança de dados, com as novas normas trazidas pela LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Negócios remotos continuam em alta

Treinamentos a distância, reuniões online e o delivery também ganham cada vez mais força, já que as pessoas se adaptaram a esse novo comportamento. A possibilidade de entrega vai da área de alimentação e passa para todos os segmentos que comercializam os produtos: o cliente quer a opção de receber a mercadoria em casa e é preciso considerar essa facilidade, incorporando esse novo custo na precificação.

Na área de gestão de pessoas, o trabalho remoto e home office permanecem sendo a opção de muitas empresas e colaboradores, ainda que algumas atividades voltem a trazer suas equipes para modalidade presencial em busca de maior supervisão e produtividade. O uso de softwares para gestão de tarefas e acompanhamento da produção passam a fazer parte da rotina das empresas que optam por essas modalidades.

Governança corporativa

Sempre que o cenário é incerto, o controle da organização precisa ser ainda mais minucioso, o que inclui uma contabilidade em dia e processos bem definidos. “Um diagnóstico empresarial ajuda grandes empresas a entenderem seu histórico de resultados e potenciais de expansão. Trata-se de uma consultoria, direcionada à parte estratégica e financeira de cada negócio, determinando prioridades e analisando caminhos de crescimento”, destaca Rivelino Taborda, diretor geral da Escrilex Contabilidade.

Website: https://www.escrilex.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio