23.1 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

O Homem cordial no Brasil contemporâneo

Sérgio Buarque de Holanda foi um historiador, sociólogo e escritor brasileiro. Foi também crítico literário, jornalista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores

Sergio Buarque de Holanda retrata em um de seus livros o que seria o homem cordial.

O homem cordial seria a contribuição brasileira para a humanidade, na perspectiva de Sérgio Buarque. Tinha como virtudes a hospitalidade, a generosidade e a expansividade emocional, características e legado da vida rural e colonial brasileira.

Porém na contemporaneidade o sentido de cordialidade tomou rumos diferentes, por um lado cordial seria a doçura e a bondade excessiva do brasileiro, por outro lado seria a malandragem conhecida como jeitinho brasileiro, aquela camaradagem, um conhecimento mais forte ou então aquele famoso “cafezinho do guarda”

Essa cordialidade contemporânea é o fruto e ao mesmo tempo a raiz da desigualdade social no brasil, tomamos como exemplo, pessoas sem qualquer qualificação para determinado ofício, que tem sua vaga garantida graças há um amigo que conhece um amigo que é dono de tal empresa ou tem um conhecimento em determinado setor público e lá passa a exercer um cargo, sem a menor qualificação para o mesmo.

Casos como estes são muito comuns e afetam a vida de milhões de brasileiros pois, com despreparo para exercer qualquer ofício o fim sempre será catastrófico.

Exemplo um médico ou engenheiro que não tenham plena formação na área, as consequências deveras das vezes são irreversíveis.

O maior exemplo disso é o atual Renda Brasil.

Quando então o Sociólogo e professor universitário Fernando Henrique Cardoso, foi eleito democraticamente pelo voto da maioria da nação brasileira pelo PSDB no ano de 1993, Junto com a primeira dama Ruth Vilaça Cardoso, antropóloga e professora universitária, criaram um programas de transferências e renda que eram eles:

Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Caítão Alimentação e Auxílio Gás.

Cada píogíama ou bolsa, eía distíibuído poí um ministéíio ligado ao goveíno fedeíal, e não tinha qualqueí ligação com as píefeituías.

No entanto no ano de 2003 O então píesidente Luiz Inácio Lula Da Silva, unificou todos esses píogíamas cíiando o bolsa família, e atíibuindo aos goveínos fedeíal, estadual e municipal tem atíibuições em sua execução.

¹O homem coídial, não obstante apíoveitando se de sua coídialidade, consegue buílaí todas as íegías e cíiaí exceções fazendo com que assim, os seíviços de tíansfeíência de íenda se toínassem, píocessos moíosos e buíocíáticos, muita das vezes toínando impossível o acesso de tais píogíamas as famílias mais caíentes e beneficiando a quem de fato não teíia diíeito e necessidade de tal auxílio

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, no Brasil, isso não ocorre, pois a população ainda não usufrui de bons serviços públicos nas áreas de saúde, educação, transporte etc…

Desta forma podemos concluir que a cordialidade contemporânea, pode ser comparada a uma infecção urinaria, que se não tratada, vem a prejudicar todo o corpo levando o mesmo ao óbito

¹O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome bloqueou hoje o benefício da costureira Cleusa Soares Massafera, umas das 3.204 beneficiárias do programa Bolsa-Família no município de Jacarezinho, no Paraná. A costureira é a mãe da atriz Grazielli Massafera, ex-miss Paraná, que ficou conhecida depois de participar do programa Big Brother Brasil do ano passado.

O ministério informou que vai notificar também a Prefeitura para atualizar o cadastro da família e identificar a partir de quando Maria Cleusa deixou de atender ao critério de renda do programa (renda mensal de R$ 120,00 por pessoa). Se for verificado que há tempos a renda de Cleusa não é compatível com o Bolsa-Família, o ministério vai iniciar processo para que seja feita a devolução dos recursos recebidos indevidamente.

De acordo com o ministério, o cadastramento das famílias que recebem os benefícios do programa e a atualização dos dados são de responsabilidade das Prefeituras, medida que recebe apoio do governo federal.

¹Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1625795- 5598,00- GOVERNO+CORTA+BOLSAFAMILIA+DA+MAE+DE+ATRI Z+DA+GLOBO.html

Autor:

Glaucio de Souza Adolfo Reduzino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio