21.5 C
São Paulo
sexta-feira, 29 de março de 2024

Diferença entre mar e oceano

As diferenças entre o mar e o oceano não são muitas, mas existem. São relacionadas à profundidade e extensão de cada um. Portanto, não são sinônimos.

Apesar de serem grandes de água salgada, mar e oceano não são sinônimos

Diferença entre mar e oceano

A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas. As águas dos oceanos e mares ocupam cerca de 70% da área do planeta.
As diferenças entre as diferenças e os oceanos específicos-se à  extensão e à  profundidade  de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.

O que é oceano?

Oceanos são massas de água salgada que cobrem quase três quartos da superfície da Terra. As terras emersas delimitam os oceanos, portanto,  são desobstruídos pelos continentes . Sua profundidade é tão grande que o homem ainda não conseguiu alcançar as partes mais profundas dos oceanos. Existem cinco oceanos:

Algumas classificações consideram que há, no planeta, cinco oceanos
  1. Oceano Pacífico:  corresponde ao  maior  oceano  da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania.
  2. Oceano Atlântico:  corresponde ao  segundo  maior  oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África.
  3. Oceano Índico:  corresponde ao  terceiro  maior  oceano, banhando o sul do continente asiático.
  4. Oceano Glacial Ártico:  corresponde à massa de água ao redor do Círculo Polar Ártico. Alguns estudiosos não o consideram  como oceano, alegando que é pouco profundo e não é muito extenso.
  5. Oceano Glacial Antártico:  corresponde à massa de água ao redor do Círculo Polar Antártico. Entretanto, a  classificação como oceano é questionada,  visto que muitos cientistas, oceanógrafos e geógrafos não reconhecem existência, sendo, assim, considerada uma extensão dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

O que é mar?

Mares são massas de água menor em extensão  se comparados aos oceanos. São  delimitados pelos continentes , portanto, um corpo de água obstruído por uma composição de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida,  não tão profunda  e cercada por terra. Como características de salinidade, temperatura e de cor diferem-se das oceanos. 

Mar é massa de água salgada que corresponde a uma extensão do oceano

São exemplos de mares:

  1. Mar Mediterrâneo
  2. Mar Cáspio
  3. Mar Vermelho
  4. Mar da China Oriental
  5. Mar do Caribe

As éguas podem ser classificadas em:

  • Mar Aberto:  possui  Ligação  Direta  com o oceano, limitada APENAS Por uma Porcão de terra. Exemplo: Mar do Norte
  • Mar interior:  possui  ligação  restrita  com o oceano, ligando-se a ele por meio de estreitos. Exemplo: Mar Vermelho
  • Mar fechado: não  possui  ligação  com o oceano, sendo portanto restrito e delimitado por porção de terra. Exemplo: Mar Cáspio.

José Ruiz Watzeck
José Ruiz Watzeckhttps://escolassempatria.blogspot.com/
Jornalista, Escritor, Autor, Geógrafo, Matemático, Professor, Neuropsicopedagogo, Especialista em Docência do Ensino Superior, Pós graduado em Auditoria, Gestão e Licenciamento Ambiental, Pós graduado em Geoprocessamentos e Georreferenciamentos, Pedagogo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio