21.3 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

6 meses da 99Food em Castanhal: comida brasileira é top 1 em pedidos no delivery

  • App completou 6 meses de operação na cidade em novembro de 2021;
  • Pedidos das famosas marmitas ultrapassaram até mesmo tradicionais campeões de vendas nos deliveries, como os hambúrgueres e as pizzas;
  • Sondagem realizada pela 99Food indicou ainda a adesão do público e dos restaurantes da capital ao serviço de delivery.

Castanhal, 25 de novembro de 2021 – Pouco mais de seis meses depois de inaugurar sua operação em Castanhal, o aplicativo de delivery 99Food revelou a preferência dos castanhalenses na hora de escolher refeições: a culinária brasileira. As famosas marmitas superaram os pedidos de hambúrgueres, pizzas, outros tipos de lanches, o tradicional açaí e até mesmo os doces, chegando a representar cerca de 22% de todas as solicitações feitas na plataforma. De acordo com os dados, desde a chegada do app à cidade, no fim de junho, as demandas de pratos com sabores nacionais cresceram mais de 400%.

O levantamento realizado pelo aplicativo indicou ainda um outro movimento importante: a adesão do público e dos restaurantes da cidade ao serviço de delivery. Fechando o período com um crescimento de mais de três dígitos no número de pedidos realizados em relação ao primeiro mês de chegada da plataforma, os cadastros de consumidores e de novos restaurantes também saltaram exponencialmente até setembro deste ano.

O recorte ajuda não apenas a desvendar tendências de comportamento da população e do comércio, mas também a mensurar o incentivo da 99Food aos pequenos estabelecimentos ao longo do semestre. A plataforma chegou à cidade quando a pandemia de Covid-19 já era uma realidade e, desde então, tem sido uma importante parceira dos restaurantes locais, que viram o movimento diminuir devido à necessidade do distanciamento social e encontraram no delivery uma solução.

Pratos típicos e relação afetiva com a comida

As informações colhidas em Castanhal coincidem ainda com dados identificados na pesquisa encomendada pela 99Food ao Datafolha. O estudo,  realizado este ano, revelou, por exemplo, que 78% dos entrevistados da região Norte têm o costume de comer pratos típicos de seus estados. Entre todos eles, destacam-se aqueles que têm peixe (13%). 

Analisando o significado das refeições para o público da região, o levantamento também indicou que para 40% do público, consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região. Para 25% dos entrevistados, a comida local também os conecta com seus familiares e que para 24%, isso ajuda a manter as tradições.  

A pesquisa mostrou ainda que o ato de se alimentar vai além de saciar a fome ou de repor as energias. Na região Norte, 36% dos entrevistados relacionam a alimentação a momentos felizes, enquanto 25% a relacionam ao prazer. O brasileiro valoriza muito ter a família ao redor da mesa. Esse sentimento pode ter aumentado por conta do distanciamento provocado pela pandemia da Covid-19, instaurada desde o início de 2020. No Norte, por exemplo, 68% disseram que comer é um momento para compartilhar a presença de familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 68% dos entrevistados da região passaram a pedir mais comida via delivery, principalmente durante o jantar (55%) e almoço (22%). Ao todo, 54% disseram que ficam felizes ao pedir delivery porque têm a oportunidade de sair da rotina, enquanto 33% se sentem satisfeitos por terem mais tempo para ficar com a família. 

Para Pedro Gomes, diretor de operações da 99Food, a pesquisa mostra o potencial de expansão do delivery no país. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos em Castanhal até o momento e convictos de que o serviço de delivery se consolidou entre os brasileiros. Os dados nos fazem entender que estamos no caminho certo ao apostarmos na ‘democratização’ do paladar das famílias, no resgate da culinária tradicional e no apoio aos pequenos restaurantes, sobretudo ao trabalho de mulheres que ajudam a fazer girar a economia local”, destacou.

###

Sobre a 99Food A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing (“DiDi”) e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais em https://food.99app.com.   

Autora:

Nathália Bignon

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio