22.9 C
São Paulo
sexta-feira, 8 de março de 2024

Entenda melhor a formação de queloide na pele

Tudo se inicia no processo de cicatrização de feridas, que ocorre através de um processo que envolve mecanismos bastante complexos. que envolve mecanismos celulares, bioquímicos e moleculares. É comum para qualquer situação de lesão na pele, independente do agente que a causou.

Os queloides podem estar relacionados a fatores genéticos e acometer todos os tipos de pele. Sua formação se inicia durante a cicatrização, onde a produção de colágeno ocorre em quantidade excessiva e de forma descontrolada, levando a cicatriz a ultrapassar os limites iniciais da própria lesão.

Entre os sintomas estão coceira leve ou sensação de queimação ao redor da cicatriz, e, dependendo da localização, incômodo ou dor ao movimento. Não existe nenhum tratamento eficaz que possa diminuir totalmente o aumento da lesão, mas se pode utilizar recursos para diminuir a dor e a coceira, além da prevenção do surgimento. Em alguns casos, a cirurgia pode ser outra opção, porém, nem sempre é sinônimo de sucesso.

Pessoas com histórico familiar devem estar atentas às respostas de cicatrização de lesões, profundas ou não. Outro ponto de atenção é formação de queloides após catapora ou furo na orelha. Caso seja percebido qualquer anormalidade, deve-se procurar um profissional especializado para orientação sobre tratamento preventivo ou específico.

Autoras:

Bruna de Oliveira Custódio e Taciane Dias Ferreira, curso de Farmácia pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio