Motivação é a relação de incentivar pessoas e equipes a trabalhar da melhor maneira possível, através da construção de um ambiente favorável ao desempenho de suas funções.
De acordo Davis e Newstrom (1998), toda motivação consiste em uma causa que desperte uma recompensa e isso requer um esforço. Onde os objetivos impulsionam habilidades para alcançar a satisfação para a motivação. Pessoas com desejos de motivação tendem a desenvolver forças motivacionais para atingir metas a partir de desafios impostos com intuito de crescer e gerar interesse em conquistar resultados como, por exemplo, família, escola, religião ou até mesmo o trabalho.
As forças motivacionais impulsionam a atingir objetivos para conquista de algo esperado.
Cada indivíduo tem tendência a desenvolver certas forças
motivacionais como produto do ambiente cultural no qual vive, afetando
a maneira pela qual as pessoas percebem seu trabalho e encaram
suas vidas… seus estudos revelaram que as forças motivacionais das
pessoas refletem elementos da cultura na qual elas cresceram –
família, escola, religião e livros. (DAVIS e NEWSTROM, 1998, p.47).
Segundo Davis e Newstrom (1998), pessoas motivadas geralmente não tem medo de correr riscos para mudar determinadas situações. Conseguem mudar o ambiente onde convivem, fazem a diferença em variados setores e mostram para outras pessoas que a possibilidade está a porta para aqueles que têm coragem de assumir mudanças e aceitam os impactos possíveis destas mudanças.
A motivação relaciona-se com a compreensão da razão do comportamento das pessoas para poder prever e influenciá-lo. As teorias de conteúdo da motivação concentram-se nas necessidades internas que motivam o comportamento. Em um esforço para reduzir ou satisfazer suas necessidades, as pessoas agem de determinadas maneiras. Esta abordagem é associada às teorias de pensadores como Maslow, Herzberg.
Através das necessidades baseadas nas teorias de Maslow e Herzberg pode-se identificar que o nível de necessidades tem seus níveis de variações, sendo elas da mais baixa até o mais alto nível. Então se observa a motivação e a sua importância sobre os colaboradores no ambiente organizacional, também o quanto as necessidades pessoais influenciam na motivação das pessoas dentro e fora das empresas, dessa forma é imprescindível o indivíduo estar auto motivado na organização de seus trabalhos, pois é daí que provém a realização de suas necessidades.
Colaboradores motivados são mais confiantes e também mais produtivos, trabalhar motivado pode render mais para a vida pessoal, emocional e para toda a equipe envolvida e imprescindivelmente proporcionará para a organização benefícios vitais para sua sobrevivência no mercado.

Autoras:
Tatiana dos Santos Pereira, graduada em Administração, Especialização em Gestão Estratégica e de Negócios, Especialização em Gestão Financeira e Contábil, Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais pela Faculdade Integrada Santa Cruz, Especialização em Gestão Pública com Habilitação em Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná.

Roseli Martins Pereira, graduada em Contabilidade, especialização em Gestão Tributária, especialização em Gestão Empresarial e Contábil Tributária – IFPR em curso