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sábado, 29 de janeiro de 2022

7 maneiras de promover seu negócio online gratuitamente

A Internet está cheia de plataformas de marketing que não custam um centavo, você só precisa saber onde procurar.

Você pode não ter bastante dinheiro para gastar em marketing nos estágios iniciais de sua startup, porém, isso não significa que não existam outras formas, até mais eficazes de divulgar a sua empresa.

Antes da Internet, as pequenas empresas tinham apenas algumas poucas formas de comercializar seus produtos de maneira barata, através de métodos como imprimir panfletos ou patrocinar pequenos eventos locais. Agora, existem todos os tipos de oportunidades na internet, você só precisa saber onde procurar.

Aqui estão sete maneiras de promover sua empresa on-line sem gastar um centavo:

1. Use os serviços de listagem local

Registrar sua empresa no Google Meu Negócio https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/  permite que ela seja encontrada mais facilmente nas pesquisas do Google e seja exibida no Google Maps. Tudo o que você precisa fazer é preencher o formulário e registrar-se, em seguida, fazer com que sua empresa seja verificada através do processo de confirmação, que pode ser feito por meio de um telefonema ou correio tradicional.

O Bing da Microsoft também tem um serviço semelhante, o Bing Places https://www.bingplaces.com/, que é gratuito e certamente vale os poucos minutos que leva para configurar.

2. Adote as redes sociais

As redes sociais não são apenas uma ferramenta para ganhar exposição, ela se tornou um investimento necessário para qualquer empresa. Você pode vincular anúncios e ofertas em sua página do Facebook, ou, ter um canal direto com seus clientes através do Twitter, Instagram, ou WhatsApp.

O networking no LinkedIn, tanto no nível pessoal quanto empresarial também pode ser outra maneira de alavancar a sua startup, seja para conseguir funcionários, ou clientes.

3. Tenha um blog

O blog, além de divulgar o nome do seu negócio, também é uma forma de se conectar com seus consumidores de forma mais direta, além disso, você também poderá divulgar as promoções diretamente no seu blog.

Mas, lembre-se de que um dos principais segredos dos blogs é manter seu conteúdo atualizado com a maior frequência possível. Um blog parado, ou abandonado não vale nada.

Algumas empresas, acabam utilizando os seus websites https://jjwille.com.br/ como uma plataforma web para controlarem melhor o estoque, entrada e saída de produtos, e, também é possível ter uma loja virtual no seu site.

4. Publique no YouTube e no Vimeo, Dailymotion, Instagram ou TikTok

O YouTube oferece uma forma de distribuir seus vídeos promocionais e instruções de como utilizar os seus produtos, de forma gratuita.

Porém, para ter sucesso você deve colocar o conteúdo que as pessoas queiram ver, e principalmente, que sejam relevantes para o seu negócio, um simples anúncio não funcionará.

Um perfil nas outras também pode ajudar, fornecendo a você um local para postar todas as fotos e vídeos da sua empresa e permitindo que você tenha mais visibilidade.

5. SEO para o site da sua empresa.

A otimização de mecanismos de pesquisa são muito importantes, especialmente, devido as constantes mudanças no algoritmo do Google e Bing. Assim, sugiro que pegue um livro ou acesse um guia sobre SEO e, certifique-se de que seu site esteja preparado para obterem o melhor desempenho nos mecanismos de pesquisa.        

6. Comunicados à imprensa

Sempre que sua empresa faz algo interessante, não hesite em enviar um comunicado à imprensa, pode ser até ao jornal do seu bairro. Eles são uma ferramenta poderosa para ajudar a gerar publicidade, e sua distribuição gratuita é um bônus.

Também existem dezenas de sites que você pode usar para enviar os seus comunicados à imprensa, ou, se preferir, pode escrever um artigo como este, e enviar para nós. Se ele for aprovado, ele será publicado aqui no Jornal Tribuna, sem custo algum.

7. Junte-se a uma comunidade online relevante e contribua

Cada nicho tem comunidades (grupos) online nos quais você pode se envolver. Mas apenas se inscrever em um fórum e postar de vez em quando sobre o seu negócio não é benéfico para ninguém e provavelmente apenas incomodará as pessoas.

Diante disso, sugiro que contribua ativamente e construa um relacionamento com a comunidade, enquanto mantém a sua empresa fora dela. Promova passivamente seu negócio, colocando um link em sua assinatura ou mencionando-o apenas quando o contexto for apropriado.

Algumas pessoas participam de grupos locais no Facebook, com as páginas da sua empresa, ou, colocam a imagem do logo da empresa na foto do perfil.

Você também poderá fazer o dowload do ebook “Coloque o seu negócio na internet em 21 passos” gratuitamente aqui: https://drive.google.com/file/d/1uqy3GHckrN9_Qsfq9wkPXHvlxjEZUBtB/view?usp=sharing

Autor:

Jose Juvenil

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