A leitura é fundamental para o entendimento do que acontece no mundo ou nas imediações e fornece o ferramental necessário para o indivíduo questionar e se posicionar. Os primeiros passos na iniciação à leitura podem começar em casa com o estímulo da família ou na escola com a mediação da figura do professor. O professor é o profissional capacitado para essa jornada, mas o estímulo familiar é muito bem vindo para colaborar com a relevante incumbência atribuída ao professor.
O professor inicia o seu trabalho com a alfabetização dos seus alunos e dá prosseguimento ao processo de aprendizagem, buscando identificar os interesses e as dificuldades que eles apresentam. Após as etapas de identificação e de análise, os professores começam a trabalhar para sanar os problemas que envolvem a alfabetização e o aprendizado. Os professores são mediadores de grande importância em todo o processo e o ato da leitura está inserido nesse processo.
Autora:
Ana Lúcia Torres Marinho, bibliotecária na Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Bens culturais e projetos sociais na FGV RJ.