21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

A Nova Advocacia aplicada ao Agronegócio do Café

O agronegócio é uma das principais engrenagens para a economia do Brasil, onde é responsável por uma grande fatia do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio teve um crescimento de 19,66% em 2020.

O direito do agronegócio brasileiro tem tomando proporções gigantescas no ramo do direito, tendo em vista ser um dos pilares basilares da economia e uma necessidade dentro do que preconiza as entidades nacionais e internacionais, onde o agro vem mostrar sua força na SEGURANÇA ALIMENTAR DO PLANETA.

Mas antes de aprofundarmos sobre as nuances do Direito do Agronegócio, e se eu te contasse que minha primeira escolha não foi o Direito?

Antes eu passei pela matemática, gastronomia e administração, além de morar fora do país por quase uma década. Agora você pode me perguntar porque escolhi uma profissão tão desafiadora para exercer?

A resposta está na própria pergunta, o desafio é o propósito de tudo. Em tudo que fiz até aqui encontrei uma razão e um desafio, mas no Direito do Agronegócio do Café encontrei um propósito, ajudar o outro por excelência.

Sendo advogada eu ouço quem não é ouvido por ninguém, ajudo a levantar quem não consegue sozinho e alivio a dor que fere a dignidade e a moral, e mesmo havendo grandeza em todas as profissões que passei, no Direito eu exerço o trabalho  que me permite ser a voz da esperança de alguém.

Em anos fora do país conhecendo várias áreas profissionais, além dos desafios pessoais, aprendi a olhar a dor do outro como minha, entendendo que o outro é igual a mim e o significado de justiça.

Imaginavam que eu já fiz várias outras coisas antes de chegar ao Direito?

Bem, com relação ao Direito, iniciei minha faculdade antes de sair do Brasil e só depois de uma década voltei para a faculdade para terminar o curso.

Todavia não comecei a advogar imediatamente, porque à época eu trabalhava na área administrativa de uma exportadora.

Só em 2017 iniciei minha advocacia devido ao nascimento da minha filha, pois assim teria horários mais flexíveis, podendo acumular as funções da maternidade e a profissão.

Como todo bom e jovem advogado sem qualquer “padrinho” iniciei na advocacia generalista, logo depois comecei a trazer jovens advogadas, estagiárias e estudantes para compor a equipe.

No início da pandemia comecei a me preocupar com novas estratégias e já tratava o escritório como empresa de advocacia, pois sempre gostei de fazer mediações e network.

Em abril comecei assistir lives no Instagram e logo me apaixonei pelas metodologias e soluções trazidas pelo meio digital, então percebi que o mundo da advocacia não estava saturado.

Logo tratei de me profissionalizar, buscando aprendizado sobre marketing digital para advogados, quando então comecei minha primeira Mentoria para ter um diferencial na advocacia, me tornando autoridade em uma área específica.

Assim, em estudos e parcerias com colegas de Mentoria chegamos à conclusão de que eu poderia especializar a minha advocacia para o Direito do Agronegócio do Café, tendo em vista que a região onde vivo é uma das maiores produtoras de café nacional. Especialização essa que mais tarde, tive juntamente com a minha equipe, a clareza que éramos algo completamente novo, pois éramos o primeiro escritório Full Service voltado para a aplicação do Direito no Agronegócio do café.

Hoje o escritório Lilia Silva Sociedade de Advocacia está totalmente posicionado nas redes sociais e em especial no Instagram em relação à atuação específica para o Full Service do Agronegócio e mantendo, é claro, os processos anteriores em andamento e com muito mais eficiência, continuamos com o escritório presencial, semipresencial e online.

Com tantas ferramentas de inovação e transformação digital para atender os anseios em um período trágico na história da humanidade, a Pandemia do Corona Vírus, o LSSA se viu em um momento oportuno e necessário para implantação de novos canais de atendimento aos clientes e formas mais práticas de fazer conexões pessoais mesmo com o isolamento social.

Quando surgiu então a ideia de juntar todas as inovações em um só lugar, chamado então de ESCRITÓRIO DIGITAL.

O escritório digital foi um anseio da equipe e uma vitória para os clientes que agora passaram a ter acesso direto aos profissionais capacitados da equipe.

Diante de tudo isso a advocacia para o agronegócio passou a tomar lugar de destaque nas cadeiras de direito, tornando um sucesso para os atuantes neste ramo.

Assim o LSSA vem fazendo um trabalho de sucesso com diversas provas sociais, especialmente no dia a dia das redes sociais, onde a CEO do escritório, Lilia Silva, vem se posicionando e trazendo conteúdos diários de forma inteiramente gratuita para sua audiência e amplitude alcançada através das mídias sociais. 

Voltando à luz do direito do agronegócio, com o crescimento da sua prática, para uma maior segurança jurídica é necessária uma legislação adequada e específica. Os advogados especializados em Direito do Agronegócio atuam na orientação jurídica de famílias que vivem e trabalham no campo, produtores rurais, empresas de grande porte, além de cooperativas, garantindo assim, a proteção dos direitos de cada agente desse processo.

Com o advento da Lei 13.986/20 oriunda da MP 897/19, o agronegócio tem recebido destaque no mundo jurídico. A Lei do Agro cria novas modalidades de garantia nas operações de financiamento rural, viabiliza o financiamento ao agronegócio por meio do mercado de capitais e possibilita o aumento da competição no mercado de crédito rural, o que gera atração de investimento estrangeiro.

Podemos acrescentar que entre outros, um dos objetivos da lei é permitir a renegociação de dívidas e ampliar as opções de financiamento para o produtor rural, concedendo créditos maiores por um custo menor.

Deste modo, agora que vocês conhecem um pouco da minha história, do escritório físico e virtual, bem como a área do Direito do Agronegócio, podemos te ajudar a resolver os conflitos, seja de forma presencial, semipresencial ou virtual.

Lilia Silva

liliasilvaadvocacia.com.br

(33) 98449-0947

@advogadaliliasilva

Lilia Silva
Lilia Silvahttps://liliasilvaadvocacia.com.br/
Lília Patrícia Silva | Advogada OAB/MG 175.192 - Sócia Fundadora e CEO do Lília Silva Sociedade de Advocacia. - Produtora Rural - Fundadora e Presidente da Escola Jurídica de Posicionamento Digital no Agro. - Empresária e Empreendedora no ramo de Terceirização de Serviços e Treinamentos - Administradora de Empresas ( Kensington e Chelsea College - Inglaterra - 2010). - Técnica em Saúde e Segurança do Trabalho (British Safety Council - Inglaterra - 2010). - Gastróloga Especialista em Segurança Alimentar (Chartered Institute Of Environmental Health - Inglaterra 2008). - Graduada em NVQ - National Vocational Qualification ( Melton College - Inglaterra - 2009). - Certificada em ESOL Skills For Life ( Universidade de Cambridge - Inglaterra - 2007). - Certificada em Desenvolvimento de Equipe, Gestão e Análise e Planejamento Financeiro ( SEBRAE - 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio