18.9 C
São Paulo
segunda-feira, 20 de setembro de 2021

A marcha atlética como conteúdo da educação física escolar: uma proposta metodológica.

O presente trabalho procura propor uma metodologia de ensino da modalidade Marcha Atlética na Educação Física Escolar, em uma terceira série do ensino médio em uma Escola de Educação Básica. No decorrer do trabalho procurou identificar, através de questionários, o nível de conhecimento dos alunos e professores de educação física quanto à marcha atlética; investigar se os alunos e professores de educação física já realizaram a prática da modalidade; questionar aos alunos e professores de educação física quanto a expectativas, dificuldades esperadas e vivenciadas ao praticar a Marcha Atlética. A construção do método de ensino da modalidade esteve de acordo com os princípios pedagógicos de ensino da educação física, embasando teoricamente os alunos e seguindo uma progressão técnica de ensino da Marcha Atlética. Quanto ao conhecer da modalidade, mais da metade dos alunos não possuíam o conhecimento sobre a Marcha Atlética, aos que conheciam, muitos desses foi através da mídia. A maior parte dos alunos nunca tinha realizados tais movimentos da modalidade, e nenhuma vez este esporte foi praticado na escola pelos alunos. A respeito das expectativas, dificuldade esperada e vivenciada ao praticar a Marcha Atlética nota-se a partir dos resultados que apesar de o nível de dificuldade em praticar a modalidade seja considerado difícil, os alunos têm boa aceitação e boa expectativa quanto à prática da mesma na Educação Física Escolar. A Marcha Atlética pode ser aplicada a qualquer faixa etária escolar, incentivando os alunos a vivenciarem diferentes movimentos, contribuindo enfim para uma melhor qualidade de vida e saúde, cabendo aos professores de Educação Física proporcionar esta modalidade.

Palavras-chave: Educação Física. Marcha Atlética. Atletismo.

Autor:

Jânio Carlos Pessanha Coelho

Download:

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Leia mais

%d blogueiros gostam disto: