16.6 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

A importância do equilíbrio hormonal para uma vida saudável

Entenda como o cuidado com a sua saúde e a rotina ajudam a manter um equilíbrio hormonal para alcançar uma vida mais saudável

Manter uma rotina saudável é essencial para equilibrar nosso corpo e nossa mente, entretanto, o processo de adaptação pode ser um pouco difícil. Sair do sedentarismo e da procrastinação são formas de começar a criar novos hábitos benéficos para a saúde.

Além disso, quando nos tornamos mais saudáveis, as alterações hormonais ajudam na disposição, concentração e também previnem diversas doenças. Esses hormônios são moléculas que ativam e controlam vários processos do corpo, como o metabolismo, o crescimento e a sexualidade. 

Mas você sabe exatamente o que são os hormônios e como essas substâncias funcionam no nosso corpo? Vamos explicar tudo no artigo a seguir. Confira!

O que são hormônios

Os hormônios são substâncias produzidas por glândulas endócrinas liberadas na corrente sanguínea. Além disso, eles são responsáveis por diversas funções, como o crescimento de uma pessoa e até a regulação da sua capacidade reprodutiva.

Eles também atuam no nosso comportamento e metabolismo, estando ligados diretamente às respostas fisiológicas, morfológicas e bioquímicas. É por isso que essas substâncias são tão importantes para o nosso corpo e, consequentemente, ajudam a manter nossa saúde mais ou menos saudável.

Além disso, eles são lançados na corrente sanguínea para atuar como sinalizadores químicos. São os hormônios que nos dizem como respirar, crescer, beber e comer.

Ou seja, eles são tão indispensáveis para nosso organismo, que a falta (hipofunção) ou o excesso (hiperfunção) de um hormônio pode gerar vários problemas de saúde.

Como os hormônios funcionam

As glândulas produtoras de hormônio são envoltas por uma rede de vasos sanguíneos. Nesses vasos, as glândulas extraem ingredientes para produzir dezenas de hormônios, que posteriormente são liberados em pequenas quantidades para a corrente sanguínea.

Depois disso, cada hormônio busca por uma célula-alvo com o intuito de causar alguma mudança, mas para encontrar essa célula-alvo, ele recebe ajuda dos receptores, que são proteínas especiais da célula ou da superfície. 

É aí que os receptores reconhecem os hormônios e acabam se ligando a eles. Quando a ligação acontece, a combinação entre o hormônio e o receptor causa efeitos que aumentam ou diminuem os processos específicos que ocorrem dentro da célula e isso acaba mudando a maneira como a célula se comporta.

O sistema endócrino só promove as mudanças pelo corpo quando ele expõe milhões de células de uma vez a hormônios que são liberados em quantidades reguladas. 

Efeitos causados pelos hormônios

Nos homens

  • Começa a produzir testosterona;
  • Desenvolve gradualmente os órgãos sexuais;
  • Faz a barba crescer;
  • Engrossa a voz;
  • Promove o aumento progressivo da altura.

Nas mulheres

  • Libera estrogênio pelos ovários;
  • Ajuda o corpo a se desenvolver;
  • Alarga os quadris;
  • Engrossa as paredes do útero;
  • Prepara o corpo para a menstruação ou gravidez;
  • Altera o humor durante o período pré menstrual.

Principais hormônios

A melhor forma de entender o que os hormônios fazem e como agem no nosso corpo é identificando quais são eles. 

Testosterona

A maioria das pessoas acha que a testosterona está presente apenas nos homens, mas, ainda que seja uma substância predominantemente masculina, esse hormônio também circula no organismo feminino.

A testosterona é um hormônio que atua diretamente na formação dos caracteres sexuais, como o desenvolvimento dos órgãos sexuais, tom de voz, crescimento de pêlos, músculos e ossos.

Além de também estar relacionada à agressividade, a testosterona está concentrada 10 vezes mais nos homens do que nas mulheres.

Progesterona

Esse hormônio é produzido pelas mulheres nos ovários durante o período de gravidez, contribuindo para o desenvolvimento do organismo. Também ajuda a garantir que o período de gravidez seja saudável.

A progesterona também atua no útero, ciclo menstrual, nas mamas e na inibição das contrações uterinas.

Prolactina

A prolactina é um hormônio muito importante e predominantemente feminino. É secretado pela adeno hipófise (uma expansão do hipotálamo que armazena e secreta os hormônios) e estimula as glândulas mamárias das mulheres.

Sua função é, basicamente, incentivar o aumento das mamas e atuar no processo de produção do leite materno durante o período de gravidez. 

Adrenalina

Também conhecida como Epinefrina, a adrenalina é um hormônio liberado na corrente sanguínea, sua função é atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta para situações de emoções ou estresse, como luta, fuga, excitação ou medo.

Essa substância é frequentemente liberada quando praticamos atividades físicas, ajudando a nos dar mais energia para manter o corpo disposto e alerta. 

Principais doenças causadas por alterações hormonais

Por serem substâncias essenciais para uma vida mais saudável, é muito importante manter a atenção e fazer exames que verificam se há alguma alteração hormonal no corpo.

A falta de cuidado com os hormônios pode causar alterações hormonais que, consequentemente, desenvolvem sérios problemas de saúde. Como são muitas doenças, nós citaremos as principais, por exemplo:

  • Diabetes: quando o pâncreas secreta pouca insulina;
  • Hipotiroidismo: ocorre quando a glândula tireoide produz hormônios em excesso;
  • Hipertiroidismo: condição na qual a glândula não produz a quantidade suficiente de hormônio da tireoide;
  • Obesidade: distúrbio que envolve excesso de acúmulo da gordura corporal;
  • Osteoporose: quando os ossos se tornam frágeis e quebradiços por não se calcificarem corretamente.

Como evitar problemas de saúde causados pelas alterações hormonais

Se você não quer passar por nenhum desses problemas citados acima e deseja viver uma vida mais saudável, é recomendado seguir algumas dicas que ajudam a evitar os problemas de saúde causados pelas alterações hormonais. 

Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável e uma dieta equilibrada que fornece os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo. 

Para que uma alimentação seja saudável, é importante ter variedade, equilíbrio, controle de quantidade e qualidade dos alimentos.

Uma alimentação saudável ajuda a produzir hormônios como a insulina, serotonina,  hormônios da tireoide, entre outros.

Pratique atividades físicas

Assim como melhora significativamente a saúde e qualidade de vida, a prática regular de atividades físicas também podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados à baixa imunidade ou transtornos emocionais.

Além disso, praticar atividades físicas ajuda a liberar hormônios muito benéficos para a saúde, como a endorfina (responsável por causar a sensação de prazer e felicidade) e a adrenalina (responsável por manter o corpo em alerta para situações de emoções ou estresse).

Por fim, lembre-se de que não existem regras quando o assunto é atividade física, todos os esportes são válidos e contribuem para uma vida mais saudável e hormônios regulados, seja academia, boxe, natação ou até esportes radicais, como skate, o salto de paraquedas e bungee jump. 

Autor:

Gabriel Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio