Quando falo em saúde integrativa, falo sobre um olhar diferenciado ao paciente ou cliente, não somente quando tratamos das práticas integrativas e complementares da saúde.
Precisamos humanizar as consultas na área da saúde em geral e entendermos profundamente as patologias e dores psicossomáticas , já caracterizando a importância da visão global do ser humano enquanto pessoa, constituído de corpo e mente. Essa visão do ser humano como um todo, difere nos cuidados em relação aos desequilíbrios que tratamos.
A importância de conhecer a causa do problema e não somente tratar o problema em si, nem entra em discussão, já que a partir do momento em que temos a consciência que somos seres individuais, conseqüentemente sabemos que cada ser humano carrega uma história única e que esta merece ser ouvida e respeitada, para que possamos direcionar o melhor tratamento.
Quando o tema é atendimento em saúde, seja pública ou privada, é necessário que se incline um olhar sobre conhecimento das emoções humanas, somente assim, conseguiremos humanizar os atendimentos da saúde, inclusive diminuindo o consumo excessivo de medicamentos e busca por postos de atendimento, já que , ao se conhecer a causa, inicia-se o tratamento preventivo de novos desequilíbrios.
Autora:
Renata Fernandes, fisioterapeuta, Pós graduada em neurociência, Terapeuta Integrativa e desenvolvedora da técnica Holo Massagem®.