24.5 C
São Paulo
segunda-feira, 25 de março de 2024

Seleção Brasileira: porque perdeu da Argentina tem que jogar tudo fora?

Perder a Copa América, para a Argentina, em pleno Maracanã. O que isso significa? De fato, para ser bem sincero, impacta pouco no trabalho do técnico Tite na Seleção Brasileira. Mas, será que a gente não deveria olhar com mais cuidado e atenção, não este resultado de 1 a 0 para o rival, mas sim as atuações, as escolhas e a falta de variação tática do Brasil?

O couro popular vai falar que nada presta, que os jogadores são todos ruins, só o Neymar salva e coisas do tipo. Mas é assim mesmo? Na minha opinião, não!

Eu acho inegável que no cenário sul-americano, que é a única maneira em que podemos avaliar o trabalho da comissão técnica do Tite, o comandante brasileiro faz um bom trabalho. Ou você já se esqueceu da bagunça e das dificuldades que a seleção tinha para vencer rivais muito mais fracos da América do Sul recentemente com Felipão e Dunga? Sim, era muito pior.

E também não é culpa dele que estamos há 838 dias sem enfrentar uma seleção europeia. A última foi em 26 de março de 2019, quando vencemos a República Tcheca, em Praga, por 3 a 1. Neste meio tempo, uma pandemia e um novo torneio criado pelos países europeus para que eles apenas se enfrentem nas datas que seriam dos amistosos.

Eles criam uma bolha lá, que eu lamento, mas entendo que para eles seja ótimo. As outras seleções do mundo atualmente não têm nada ou têm muito pouco a acrescentar para os europeus, então eles jogam entre sim, que têm as melhores táticas e onde as equipes funcionam de fato como equipes de futebol, como um conjunto.

Assistindo a Eurocopa e a Copa América fica claro que seleções que não têm jogadores tão bons como os nossos funcionam melhor que o Brasil. Elas trabalham como um grupo. O Brasil, até teve momentos bons nas Eliminatórias e em alguns jogos do torneio continental, mas principalmente nesta final foi bola no Neymar, ele tenta o drible, mas é parado pelas faltas argentinas. Faltinhas e faltonas que poderiam ter sim sido mais castigas pela arbitragem com cartões amarelos e vermelhos, mas essa não é a questão deste texto.

O único chute perigoso foi do Gabigol já depois dos 35 do segundo tempo. Não é pouco? Se o rival para o jogo com faltas tem que arrumar outro jeito de jogar, tem que variar, tem que ter um grandalhão no banco pra servir de referência e ajudar na briga dentro da área. A Seleção Brasileira quase não entrou na área.

Com certeza o objetivo na Copa não é vencer as Repúblicas Tchecas da vida, com todo respeito a eles que fizeram uma boa Euro. O objetivo é ganhar da Itália, da Inglaterra, da França, Alemanha, Espanha, Bélgica (o último algoz)…

Não acho que o Tite tem que ser demitido, até porque há pouco tempo até a Copa e não vejo ninguém que aceite assumir esse B.O. agora. Porém, com todo respeito a opinião de quem lê e aos jogadores que eu vou citar aqui, Fred não serve para jogar na Seleção, Firmino teve péssima temporada e quando entrou em campo nos últimos jogos nem tocou na bola, Lodi é bom do meio pra frente, na marcação dorme (o Simeone no Atlético de Madrid botou ele no banco por causa disso), o Cebolinha não jogou nada contra o Peru e o treinador repete ele entre os titulares…

Porque o Gabigol ganha tão pouco tempo? Quando entrou botou fogo no jogo, arrumou briga com os argentinos… chamou a responsa que o Firmino não chamou.

Pra não falar que só falei das coisas ruins: curto os 3 goleiros convocados e qualquer um que jogar acho que estamos bem representados, Danilo melhorou muito nos últimos jogos, a zaga tem que ser Thiago e Marquinhos com Militão pedindo passagem na vaga do Thiago (pela idade), Alex Sandro já teve momentos piores e cumpriu bem agora, Paquetá ganhou espaço, Richarlison merece mesmo ser titular… há coisas boas sim, não precisa jogar tudo no lixo.

Agora só espero que Tite veja as Olimpíadas e pense em utilizar alguns daqueles jogadores. É bem verdade que a convocação era para ser uma, mas como os clubes não são obrigados a liberarem os atletas, acabou sendo outra completamente diferente e não tão boa como merecia.

Pra fechar. Não é porque a Argentina ganhou que ela é melhor que o Brasil. Ela encontrou jogadores úteis taticamente, da confiança do treinador (e do Messi), e melhorou bastante ao longo da competição. Ainda acho o Brasil melhor e o sul-americano que tem mais chances, mesmo que baixas, de ganhar a Copa.

Quero muito saber a sua opinião: comente!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio