18 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Treinamento de força associado à suplementação de creatina em idosos Sarcopenicos brasileiros: uma revisão bibliográfica.

A expectativa de vida da população idosa tende a aumentar, gerando uma maior preocupação com a mesma, uma dessas preocupações seria a perda de massa muscular (sarcopenia), que como consequência gera diversos agravos, entre eles perda de força, potência muscular. Objetivo: verificar por meio de revisão bibliográfica, o efeito do treinamento de força associada à suplementação de creatina sobre idosos sarcopenicos. Metodologia: busca na base de dados Scielo e Google scholar, no período de março a setembro de 2017, com os descritores (envelhecimento, treinamento de força, suplementação de creatina). Foram excluídos: Trabalhos de conclusão de curso, revisões, artigos de língua estrangeira, e trabalhos acadêmicos fora do período entre 2012 à 2017. Foram critérios de inclusão: artigos de revistas científicas brasileiras indexadas, sendo estes artigos experimentais. Foram considerados também, tese, os resultados foram selecionados de acordo com a qualidade do estudo experimental. Conclusão: a suplementação de creatina apresenta possíveis efeitos junto ao treinamento de força, entretanto não existe um grande volume de trabalhos ou pesquisas que considerem a intensidade do exercício para prevenção da sarcopenia em idosos.

Descritores: envelhecimento, treinamento de força, suplementação de creatina.

Autores:

Elias Oliveira Lima, estudante do curso de Educação Física Universidade Paulista\ Campos Cidade Universitária.
Priscilla A M Ferronato, estudante do curso de Educação Física Universidade Paulista\ Campos Cidade Universitária.
Hermínio Mendes Barreto Junior, professor do curso de Educação Física Universidade Paulista\ Campos Cidade Universitária.
Cézar Henrique de Carvalho Moraes, professor do curso de Educação Física Universidade Paulista\ Campos Cidade Universitária.

Download:

2 COMENTÁRIOS

  1. Estudo muito importante, tendo em vista o aumento da expectativa de vida, é importante estudar meios para que essas pessoas tenham saúde ao avançar na idade…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio