21 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

IBGE divulga resultado do PIB do primeiro trimestre de 2021

No primeiro dia do mês de Junho, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os números referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2021.

Em comparação ao trimestre anterior, houve um crescimento registrado de 1,2% o que nos mostra o retorno a níveis pré-pandemicos. Esse resultado se mostra acima das expectativas dos economistas, que girava em torno de 1%.

No mesmo trimestre do ano anterior houve o crescimento de 1%, o que nos mostra uma ligeira evolução no ano de 2021. Já no acumulado dos 4 trimestres anteriores, houve uma queda de 3.8%.

Os setores que se destacaram foram: Agropecuária (5,7%), Indústria (0,7%) e Serviços (0,4%).

Esse crescimento se deu com uma taxa de investimentos de 19,4% do PIB, valor 3,5% acima da taxa de investimentos observada no mesmo período do ano de 2020, que foi de 15.9%.

Vale ressaltar que, segundo o relatório FOCUS, o crescimento projetado para o ano de 2021 é de 3,96%

Os números nos mostram que, a despeito do recrudescimento da pandemia, existe uma tendência da normalização das atividades econômicas, mas a velocidade dessa normalização está diretamente ligada à vacinação em grande escala e às respostas fiscais do Governo Federal diante desse cenário.

Fonte: IGBE

Autor:

Leandro Castro

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio