22.2 C
São Paulo
quinta-feira, 14 de março de 2024

Empreendedorismo tem tudo a ver com superar obstáculos: Enfrentar as próprias dúvidas e medos é a essência do empreendedor

Nessa jornada, empreendedores de sucesso não têm a expectativa de “chegar” a alguma linha de chegada. Se você tem essa expectativa, não vai continuar a se esforçar para sair da zona de conforto e crescer. Você não buscará as coisas que realmente ajudam sua empresa a obter resultados explosivos, porque todas essas coisas exigem que você se esforce.

Em qualquer jornada, você tem momentos de alegria e mais do que alguns contratempos. Durante os momentos de alegria, você sente que pode realizar qualquer coisa. Dá-lhe a força e a motivação para continuar a empenhar-se no trabalho que ajuda o seu negócio. Durante os tempos difíceis, sentimentos e emoções negativos podem facilmente assumir o controle. Antes que perceba, você está sentindo pena de si mesmo e recorre ao seu conhecido mecanismo de enfrentamento.

Já que você não tem um chefe ou empresa ditando o seu dia e o que você realiza, esse tempo “enfrentando” pode se transformar em semanas em que você não está trabalhando.

Tornar-se um empresário de sucesso significa entender que os tempos difíceis são quando você precisa empurrar. Quando há obstáculos, aqui está o que você precisa fazer.

Reconheça e, em seguida, processe seus pensamentos.

A única maneira de superar os obstáculos é começar reconhecendo que eles estão lá. A porta de entrada para seus sentimentos e emoções são seus pensamentos. O que você pensa e enfoca é o que você mais atrairá para sua vida. Quando você está lidando com obstáculos, seus pensamentos se concentram no que você não pode controlar e por que essa situação está acontecendo com você. Esse pode ser um lugar escuro.

Quando você sentir seus pensamentos em espiral, dê a si mesmo dois minutos para sentir completamente o que está acontecendo em sua cabeça. Não tente suprimir esses pensamentos – deixe-os sair. Quando você tenta suprimi-los, eles ficam mais fortes e ameaçam assumir o controle. Depois de dar a si mesmo dois minutos, assuma o controle de seus pensamentos.

Concentre-se no que você pode controlar.

A vida é confusa. Mudanças são difíceis. Criar uma empresa não é fácil e parece que tudo pode dar errado ao mesmo tempo. Sempre haverá coisas que você não pode e não deve tentar controlar. Existem, no entanto, coisas sobre as quais você pode fazer algo. Se seu plano de marketing estiver errado, você pode se reajustar. Se suas vendas estão falhando, você pode voltar ao que você sabe que funciona. Se um membro da equipe está causando mais problemas do que vale a pena ajudá-lo, você pode deixá-lo ir.

A questão é que existem coisas tangíveis que você pode consertar em seu negócio, não importa o que esteja acontecendo. Identifique quais são as coisas sobre as quais você pode fazer algo. Crie um plano que o ajudará a entrar no caminho da recuperação. Torne-o prático e acionável. Preencha sua lista de tarefas e calendário com as tarefas que levam aos resultados.

Peça ajuda e aja.

Alguns obstáculos parecem mais do que você pode suportar. Buscar conselho e apoio pode ser a diferença entre você superar isso ou fracassar. Não tente ser a Mulher Maravilha ou o Super Homem. Procure ajuda. Uma das melhores coisas que você pode fazer é tomar decisões que o ajudem a se recuperar. É importante conversar e planejar com alguém que entende e é treinado para lidar com uma crise.

Em seguida, tome decisões baseadas em ações. Se uma decisão o empurra para uma ação que ajuda sua empresa, tome-a. Uma das melhores maneiras de se recuperar de situações difíceis é agir em massa. Agir nas coisas que você pode controlar lhe dará progresso. Ao agir de forma consistente, você estará mais perto de sua meta antes mesmo de perceber.

Obstáculos não precisam ser destruidores de negócios em sua vida. Você pode aprender com eles e usá-los para se tornar um empresário mais forte e sábio. Os empreendedores mais bem sucedidos entendem que não é a crise – é a sua resposta que determina o quão bem-sucedido você será. Fique forte, processe seus pensamentos, crie um plano e depois aja.

Bom Trabalho e Grande Abraço!

Rafael José Pôncio
Rafael José Pônciohttps://linktr.ee/rafaeljoseponcio
É escritor brasileiro, historiador, administrador, economista e professor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio