14.8 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Transformação digital através de plataforma integradora de negócios locais

Com a Pandemia ocasionada pelo Covid19, o Brasil e o mundo sofreram um grande impacto econômico em 2020, com a redução de circulação das pessoas, os setores que mais sofreram foi o do comércio e de serviços. No ano de 2021, continua sofrendo com mutações do vírus e não sabemos quando a vida voltará ao normal.

Nas grandes cidades, a solução foi uma grande migração para o mercado digital. No Município de Maricá – Rio de janeiro, foi ainda mais impactante porque a maioria das empresas são do setor de comércio e serviços: lojas, restaurantes e pousadas sofreram um duro golpe. Além disso, o comércio local é pouco digitalizado e os poucos negócios existentes no meio digital possuem canais fragmentados e sem diálogo entre si, dificultando o acesso às vendas e causando queda de receita dos empreendedores locais e do Município. A moeda local funcionou como um vetor de fomento à economia local, mas não se encontra integrada a nenhuma plataforma de vendas online. O mind setdos empreendedores locais ainda é resistente e desconhecem em grande parte, como utilizar adequadamente as ferramentas de vendas on line. O papel de trazer soluções precisa partir da iniciativa da Companhia Pública de Desenvolvimento, alinhada com os setores dos sindicatos patronais e com o auxílio do Sebrae, que hoje já faz um trabalho em parceria com a Secretária de desenvolvimento econômico levando cursos e treinamentos no sentido de introduzir esse pequeno e médio empresário no mundo digital.

Autora:

Ana Virgínia Araújo de Medeiros

Download:

2 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente a pandemia trouxe uma série de pontos negativos, principalmente atrelados a tecnologia e quem não possui muita afeição com a mesma, ou ainda, quem não tem como usar muito da tecnologia a seu favor.

  2. Bill Gates há mais de 10 anos atrás disse : “No futuro as empresas que não estiverem negócios na internet, estarão fora dos negócios! “.
    Já era previsto que os negócios iriam se digitalizar. A pandemia apenas acelerou esse processo. Então não adianta lamentar, precisamos agir! Nos preparar para esse desafio! Não há sucesso sem esforço…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio