17.7 C
São Paulo
quinta-feira, 6 de maio de 2021

Transformação digital através de plataforma integradora de negócios locais

Com a Pandemia ocasionada pelo Covid19, o Brasil e o mundo sofreram um grande impacto econômico em 2020, com a redução de circulação das pessoas, os setores que mais sofreram foi o do comércio e de serviços. No ano de 2021, continua sofrendo com mutações do vírus e não sabemos quando a vida voltará ao normal.

Nas grandes cidades, a solução foi uma grande migração para o mercado digital. No Município de Maricá – Rio de janeiro, foi ainda mais impactante porque a maioria das empresas são do setor de comércio e serviços: lojas, restaurantes e pousadas sofreram um duro golpe. Além disso, o comércio local é pouco digitalizado e os poucos negócios existentes no meio digital possuem canais fragmentados e sem diálogo entre si, dificultando o acesso às vendas e causando queda de receita dos empreendedores locais e do Município. A moeda local funcionou como um vetor de fomento à economia local, mas não se encontra integrada a nenhuma plataforma de vendas online. O mind setdos empreendedores locais ainda é resistente e desconhecem em grande parte, como utilizar adequadamente as ferramentas de vendas on line. O papel de trazer soluções precisa partir da iniciativa da Companhia Pública de Desenvolvimento, alinhada com os setores dos sindicatos patronais e com o auxílio do Sebrae, que hoje já faz um trabalho em parceria com a Secretária de desenvolvimento econômico levando cursos e treinamentos no sentido de introduzir esse pequeno e médio empresário no mundo digital.

Autora:

Ana Virgínia Araújo de Medeiros

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente a pandemia trouxe uma série de pontos negativos, principalmente atrelados a tecnologia e quem não possui muita afeição com a mesma, ou ainda, quem não tem como usar muito da tecnologia a seu favor.

Deixe uma resposta

Leia mais

%d blogueiros gostam disto: