16.8 C
São Paulo
domingo, 7 de agosto de 2022

A atuação Neuropsicopedagógica na Instituição Escolar

 A interligação entre a neurociência, psicologia e a pedagogia deu origem a Neuropsicopedagogia que é uma ciência transdisciplinar, que tem por objetivo estudar e entender a influência do sistema nervoso no processo de aprendizagem, objetivando também a regeneração e precaução dos possíveis problemas identificados em pessoas. Dessa forma, esse artigo objetiva fazer uma análise e discussão sobre a função da neuropsicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem na Escola, com orientação efetiva desse especialista numa instituição educacional, como meio para a inclusão e sucesso estudantil. A começar do exame referencial, comprovou-se que o fracasso na escola está associado a vários fatores, como: biológico, social, histórico e econômico, os quais incidem na aprendizagem dos discentes, sobretudo daqueles reincidentes com históricos de dificuldades escolares. Como método, apelou-se a revisão bibliográfica. Para destacar essa pesquisa, Almeida (2012), Beauclair (2014), Consenza e Guerra (2011), Tabaquim (2003), Mantovanini (2001) e Patto (1999), que por sua parte transpassam as questões da neurociência, psicologia, pedagogia que contribuirá para uma melhor compreensão do assunto. Como resultado, ao examinar a estrutura teórica, notou-se que as produções de estado do conhecimento, ainda encontram-se lentos, o que marcam uma falha entre a teoria e a prática acerca da neuropsicopedagogia.

Palavras-chave: Aprendizagem. Neuropsicopedagogia. Instituição Escolar.

Autor:

Alexandre de Paiva dos Anjos

Download:

Deixe uma resposta

Leia mais

Patrocínio