18.3 C
São Paulo
sábado, 20 de abril de 2024

Quais foram as raças de cães mais buscadas durante a pandemia?

Rua Nossa Senhora da Saúde, 366 Jardim Previdência – São Paulo 21/5/2021 – Cachorros mais adotados em 2020 e 2021Durante a pandemia, por conta das medidas de isolamento social adotadas em todo o país, ONGs e protetores de animais relatam que a busca por adoção de gatos e cães aumentou em 50%. Um levantamento foi feito pelo Instituto Pet Brasil, e apontou que o número de cães e gatos em organizações não governamentais (ONGs) é de cerca de 172 mil animais. 96% são cães. Hoje, o cenário atual onde muitas famílias estão adotando animais é muito positivo.

Durante a pandemia, por conta das medidas de isolamento social adotadas em todo o país, ONGs e protetores de animais relatam que a busca por adoção de gatos e cães aumentou em 50%. Um levantamento foi feito pelo Instituto Pet Brasil, e apontou que o número de cães e gatos em organizações não governamentais (ONGs) é de cerca de 172 mil animais. 96% são cães. Portanto, o cenário atual onde muitas famílias estão adotando animais é muito positivo.

Adoção responsável

Mesmo com o cenário positivo, especialistas em adoção animal afirmam que é preciso muito cuidado e planejamento nessa hora. Após a pandemia, muitas famílias voltarão para suas rotinas normais, e precisam pensar agora se nessa rotina caberá um cãozinho ou um gato. Não se pode adotar ou comprar um pet apenas por carência ou solidão da quarentena, é preciso pensar que ele viverá muito e fará parte da sua vida pelos próximos anos. Por outro lado, muitos animais também foram abandonados durante a pandemia, uma realidade triste que faz parte da vida de muitos pets.

Cachorros mais desejados: fatores que influenciam na popularidade

Um estudo realizado pelo pesquisador americano Stefano Guirlanda, no ano de 2014, chamado “Cachorros estrelas de cinema e a popularidade de raças caninas”, conseguiu provar que a cultura é um meio de influência muito forte sobre raças desejadas e seus proprietários. Filmes estrelados por cães em papéis de protagonistas fazem com que a busca pelas raças cresça significativamente.

Quem nunca assistiu Marley e Eu? O filme de 2008 fez disparar a busca por cães da raça Labrador Retriever, influenciando muitos proprietários que até hoje vivem com um cãozinho dessa raça.

Os Dálmatas também viveram o auge do desejo popular após o lançamento do filme “101 Dálmatas”, no ano de 1961 e no seu relançamento em 1996.

Outros filmes que influenciaram o gosto do público por cães foram “Sempre ao seu lado”, com o cão da raça Akita, “Beethoven, O Magnífico” com o cão São Bernardo, “Benji” com a raça Cairn Terrier, entre outros.

Raças de cães mais buscadas durante a pandemia

1 – Vira-latas e SRD

Em primeiro lugar, por mais incrível que pareça, os cãezinhos vira-lata ou SRD (sem raça definida) são os mais buscados. Isso porque é muito mais fácil adotar um cãozinho do que comprar um, já que outros cães podem ser muito caros e demandam cuidados e gastos maiores. Há quem diga que os vira-latas são os mais fiéis e são menos suscetíveis a doenças. Por esses e outros fatores, os campeões de procura são os famosos vira-latinhas.

2 – Poodle

Algumas pessoas dizem que existem mais Poodles do que humanos no mundo, pois a raça é extremamente comum e é o desejo de muitos tutores até hoje. Eles são cães de temperamento dócil, carinhosos, obedientes e brincalhões.

3 – Pinscher alemão

Essa é uma versão mini de um cãozinho. Apesar do tamanho, eles costumam ser corajosos, sóbrios, com muita energia, são cães dóceis e versáteis. O Pinscher é cheio de personalidade forte, e os cães dessa raça são conhecidos por serem, principalmente, muito destemidos e por estarem sempre em alerta.

4 – Yorkshire Terrier

Curiosamente, é uma das raças preferidas pelas mulheres em todo o mundo. Muito dessa preferência se dá pelo tamanho – são carregados em bolsas ou no colo por toda parte. Eles são espertos, rápidos, brincalhões, amigos, alegres, independentes e costumam encantar a todos.

5 – Shih Tzu

Conhecidos por serem cães muito companheiros, os Shih Tzus não são cães de caça ou esportistas, eles desejam apenas amar, se divertir e serem amados pelos seus pais humanos, sendo ótimos cães de companhia. Sempre prontos para receber carinho, são dóceis e amigáveis.

Outras raças populares

Além dessas raças, outras como: Labrador, Maltês, Pug, Golden Retriever, Bulldog Francês e São Bernardo têm sido os campeões de procura.

Os cães mais buscados por famílias com crianças

Famílias que possuem crianças como integrantes e que moram em casas com um bom espaço, fazem o perfil dos que mais buscam pelo Labrador, Golden e São Bernardo.

Labrador

Os labradores são muito carinhosos, mas acumulam muita energia. É recomendado praticar exercícios físicos, corrida e natação, por exemplo, além de muitas brincadeiras agitadas, para manter a tranquilidade de um cão labrador. Eles costumam ser disciplinados, são ótimos cães guia e bons como farejadores. Além disso, eles latem pouco e nunca são agressivos, o que faz com que sejam tão parceiros de crianças.

Golden Retriever

O Golden Retriever também é uma raça muito dócil e carinhosa. Se dá bem com crianças, com outros pets e com idosos. Por essas e outras características que ele é uma das raças mais desejadas do Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

São Bernardo

E o cachorro São Bernardo é o companheiro desejado de muita gente. Com um jeito imponente e expressão engraçada, pode transformar a rotina dos seus tutores para melhor. Por trás de toda a pose e tamanho do São Bernardo, há um animal de estimação tranquilo, carinhoso, paciente e amigável, que faz tudo o que está em sua natureza para deixar seus donos felizes e protegidos. Justamente por essas características, é um bom cão de guarda e um ótimo cão para famílias.

Recomendações para famílias que estão buscando um pet

Entre as recomendações para aqueles que pensam em adotar um animal de estimação está a de, antes, amadurecer a ideia, planejar e levar em consideração o fato de que terá uma companhia animal pelos próximos 10 anos. É um planejamento que deve ser feito pensando no longo prazo, com a ciência de uma responsabilidade muito grande com um animal que, assim como pessoas, precisa de cuidados especiais nos primeiros meses de vida e muita atenção, com visitas regulares ao médico veterinário, vacinas e vermífugos, itens básicos que devem ser comprados, adaptação na casa, entre outros detalhes. Portanto, a adoção ou compra de um animal é um ato de amor, mas deve ser feito com muito planejamento.

Website: https://hospitalveterinariosaude.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio