21 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

A Sociedade do Cansaço com o Vírus do Cansaço

No seu recente livro, A Sociedade do Cansaço, o filósofo coreano Byung-Chul Han nos mostra como a sociedade atual, nos moldes do neoliberalismo, transforma cada um de nós em senhor e escravo de si mesmo.

Sociedade Do Cansaço - Livraria Do Advogado - Livraria do Advogado

O que caracteriza a nossa sociedade, no momento atual, é a existência de uma pressão externa, que nos impõe uma vigilância interna para produzir mais e mais. É imposto a nós um modelo no qual temos sempre que ser mais produtivos, e se não conseguimos, somos levados a nos sentir como os únicos culpados do processo. Não nos é permitido questionar todo o processo, mas apenas individualizar a nossa incapacidade e culpa. A aceitação do modelo em questão é de alguma maneira, e em alguma parte dos casos, glamourizada pela falsa teoria da liberdade individual, de ser seu próprio patrão, e de poder trabalhar quando queira e como queira. O processo de uberização é talvez o maior exemplo. Dezenas de vezes observei a grande mídia vendendo essa ideia da falsa liberdade laboral. É o amo que a si mesmo chicoteia.

No início da pandemia por aqui, em 2020, vi um de nossos filósofos atual de renome, Leandro Karnal, afirmar que a mesma iria expor de uma maneira mais premente os vícios (defeitos) e virtudes, individualmente e da sociedade como um todo. Decorrido um ano, e, infelizmente, mais para frente parece que irá piorar. O cansaço gerado pela pandemia, terá atingido a todos mais profundamente, apesar de uma falsa impressão, quando tudo começou, que a permanência em casa seria um descanso.

De início, o que nos foi vendido como uma virtude, o teletrabalho, caminha para se transformar num grande vício (que nos faz mal). Já está sendo documentado que as pessoas em teletrabalho estão a trabalhar muito mais tempo que antes. Também se mostra muito mais cansativo, pois carece de rituais e estruturas temporais permanentes. Rituais são processos de encenação e incorporação corporais. É o já conhecido “o corpo fala”, que as mães e pais sabem muito bem na dinâmica de criação dos filhos. O teletrabalho e a comunicação digital enfraquecem esse vínculo, criando uma comunicação decorporificada. O mesmo acontece com as crianças fora da escola.

O ser humano é um ser social, e ao longo dos últimos tempos, estamos cada vez mais nos afastando e tornando o individual acima do coletivo. Um claro exemplo, pode ser notado pelo simples fato de não conhecermos, e mal falarmos com o nosso vizinho. Porém, há poucas décadas, conhecíamos todos os moradores da nossa quadra. Essa completa comunicação pessoal está sendo exaurida, e sendo substituída por uma comunicação de mídia que exacerba o ego, muitas vezes com fantasias de fotos e fatos fora da realidade, destruindo o tecido social e a comunicação.

Dois simples e não perceptíveis comportamentos viciosos, característicos da nossa sociedade, mesmo antes da pandemia, tornaram-se mais fortes durante a mesma, e, provavelmente, ainda ficarão por mais tempo. A busca por uma vida mais longeva faz com que percamos a capacidade de valorizar a qualidade da mesma. Sacrificamos o prazer da vida, em busca da sobrevivência. Com a pandemia, essa busca ocasionará uma aversão maior ao contato com o próximo. Como exemplo, um amigo, que mora numa pequena cidade, contoume recentemente, que as pessoas mudam de calçada para não cruzar com o outro, com medo de contágio. Não quero dizer que o distanciamento não seja necessário no momento, mas como isso virá a influenciar comportamentos na sociedade no pós-pandemia.

a procura da beleza eterna se acirrou também na pandemia, e tornou-se mais evidente ao se aumentar o tempo gasto no uso de dispositivos eletrônicos, os quais projetam, na tela do aparelho utilizado, a imagem do próprio usuário. Encontra-se facilmente rugas, marcas onde “não deveriam” estar, e assim fatos que deveriam ser encarados como naturais, do passar e apreciar a vida, são vistos como “degradação”, causando desconforto e mal-estar em si próprio. A busca da beleza eterna causou um aumento na procura de procedimentos estéticos nesses tempos. É a insatisfação consigo mesmo e a cobrança laboral levando a sentimentos negativos.

Em todas as épocas, a humanidade enfrentou doenças e catástrofes. Atualmente, a pandemia da Covid19 nos chama muita atenção, e está em pauta, mais ainda no nosso país, com triste e crescentes recordes negativos perante o mundo. Entretanto a doença do nosso século, os transtornos neuronais, já estava presente, e se agravará durante e após o controle da pandemia, pois terá tido o reforço de toda a problemática que a doença nos trouxe. A taxa de suicídio, que é uma catástrofe, embora desconhecida, atinge mais de 700 mil mortes anuais no mundo, e já mostra aumento em países de bom nível econômico e social, com pandemia controlada, como a Coréia do Sul. Pode-se antever o que poderá ocorrer em países com menos estrutura social e de saúde como o nosso.

À sociedade do cansaço, da extenuante cobrança produtiva, se agrega o vírus do cansaço que remete a alguns dos complicadores já descritos. A esperança que podemos ter é que esse possa ser um ponto de inflexão, que a sociedade reanalise o modo de vida atual, pois se presume que pandemias continuarão a acontecer, e que assim nos sujeitemos à completa mudança desse modelo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente texto… E como falou no começo, as pessoas em home office estão trabalhando muito mais, isso porque, dependendo do cargo, você trabalha no horário que achar melhor, e isso acaba abrindo alas para que as pessoas te contatem a qualquer momento, logo, as vezes períodos que você determinou que descansaria, está a atender as pessoas.

    • Henrique, o que você falou ocorre mais do que se imagina. A raiz desse mais novo processo de desgaste do funcionário está na reforma trabalhista do governo Temer.

  2. Realmente, com a pandemia as pessoas passam muito mais tempo presos aos celulares, procurando imperfeições, se baseando em perfeições muitas vezes ilusórias, fakes. E uma hora cansa, se cansa de tentar melhorar sempre, cansa de ficar atrás de tendências…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Do Pinocchio às “Fake News”

Parabéns mãe!

FAZ UM ANO……

Patrocínio