22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

05 maneiras de criar sites responsivos e otimizados

Os sites responsivos são as páginas da web em que os usuários acessam através do celular ou do tablet e se encaixam perfeitamente nessas plataformas.

De maneira geral, isso significa que a página é muito flexível, na qual todo o layout é automatizado, com imagens e textos que são do tamanho do dispositivos que está sendo utilizado.

Os usuários não teriam como acessar uma página da web através de seu smartphone ou tablet, garantindo uma boa experiência, caso a tela ficasse parecida com o que seria visto em um computador.

E isso afeta o modo como as pessoas acompanham o conteúdo. Por conta disso, é essencial buscar estabelecer estratégias para entregar boas experiências aos usuários que acessam a página através de um smartphone ou tablet.

E existem algumas maneiras de garantir isso, a criação de sites responsivos surgiu exatamente com esse intuito.

Por que criar sites responsivos?

Muitas pessoas utilizam um smartphone ou tablet em suas rotinas diárias.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, cerca de 69% dos brasileiros têm acesso à internet através de seus dispositivos móveis e os usuários de computadores são cerca de 38,8% em território nacional.

O número aumenta a cada ano que passa, com muito mais usuários em cada domicílio utilizando as plataformas mobile para ter acesso a internet, enquanto os desktops tendem a decair.

Caso você seja um empreendedor de qualquer setor, é mais do que necessário, nos dias de hoje, possuir um blog ou e-commerce, sendo que ambos devem ser sites responsivos, encontrando as melhores opções em catálogos online de vendas.

Quando os usuários acessam a página da web de seu site, e a mesma não for otimizada para as pessoas que utilizam smartphones, os usuários podem simplesmente deixar a página por conta da má experiência que encontraram ao adentrar nela.

Em situações como essa, os empreendedores estarão perdendo os seus possíveis clientes para os concorrentes que contam com sites responsivos.

A experiência na internet é tudo nos dias de hoje, e proporcioná-las pode ser a porta do sucesso de seu site!

Existem algumas maneiras para começar a preparar o seu site responsivo e otimizado. São eles:

1. Faça o registro do domínio

O registro de domínio diz respeito ao nome que o seu site possui, basicamente a identidade dele, isso quer dizer que os proprietários devem escolher com cautela.

De maneira geral, esse domínio será o mesmo que o nome de sua empresa ou projeto, o qual será seguido de uma terminação.

Os mais recomendados nessas situações são os seguintes:

  • .com
  • .com.br

Mas além dessas terminações, também existem inúmeros sufixos que você vai se deparar, alguns deles são:

  • .net
  • .edu
  • .info
  • .org
  • .biz

Vale lembrar que no momento em que for criar as suas páginas de sites responsivos, é muito mais vantajoso investir em um domínio ao invés de utilizar plataformas gratuitas para criar o seu site.

Isso porque, ao utilizar essas plataformas para criar o domínio de seu site, também estará transferindo toda a autoridade para ele.

A aparência também é fundamental nessas situações.

2. Os destaques de seu texto devem estar presentes no título

Os motores de busca tendem a rastrear mais tipos de mídia, enquanto que os textos são fundamentais para opção de otimização.

Atualmente, por conta desse motivo, o marketing de conteúdo está em alta. Sendo essencial que as páginas possuam conteúdos escritos.

A meta que você deve pensar nessas situações é incluir textos em todas as páginas de seus sites responsivos. Mesmo que a quantidade de textos seja mínima, mas pouco é muito melhor do que nada.

3. Otimize as imagens de sua página

Ao trabalhar com imagens em seus sites responsivos, será necessário otimizar o seu texto para que a visibilidade no momento de busca seja melhor.

Isso não somente oferece a chance de você otimizar a sua página de web com uma determinada palavra-chave, mas garante a oportunidade da foto aparecer entre as pesquisas de imagens no Google.

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para que você possa otimizar as suas imagens em seus textos.

Primeiramente, será necessário renomear o arquivo de imagem incluindo as palavras-chaves que estão sendo utilizadas.

Após renomear os seus arquivos, será necessário utilizar todos os atributos que a tag html tem a oferecer para que uma imagem seja inserida em sua página da web.

4. Utilize as estratégias de SEO

Os empreendedores que desejam obter sites responsivos devem considerar as estratégias de marketing digital na criação de conteúdos para seus sites.

Com esse modelo de design de sites, é possível alcançar páginas com diferentes fontes e telas, melhorando a experiência dos usuários ao acessarem o site de um dispositivo móvel.

Ao utilizar as estratégias de SEO, o site também garante maior autoridade no segmento e uma estrutura de navegação com mais fluidez.

5. Entre em contato com uma empresa de marketing

Não importa qual o motivo de você estar buscando por sites otimizados e responsivos, uma das melhores maneiras de atingir os resultados necessários é entrando em contato com uma empresa de marketing.

Autor

Lucas Widmar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio